28.2 C
Rondonópolis
sexta-feira, abril 26, 2024

Edimário Porto Laróca

Rondonopolitano de nascimento, é dos poucos que veio ao mundo na região mais antiga que a própria cidade, Serra da Gibóia, Birro. Lembranças da infância esplendidamente natural e feliz, de correr atrás de passarinhos e tomar banho nos rios. Vamos saberum pouco mais dessa personalidade, e de onde veio essa liderança nata e sua apreciação pelas causas populares.
Jornal Folha Regional; Qual a importância da família no desenvolvimento do seu trabalho?
Edimário; Meus pais Reinaldo e Maria José sempre foram prestativos, e procuravam ajudar aqueles que precisassem. A nossa família sempre foi solidária, a minha avó Izoldina já trabalhava no comércio e servia a comunidade local. O comércio era uma pensão na beira de estrada.
JFR; Na liderança comunitária a presença da família também é fundamental?
Edimário; Eu sou casado com Laura Fernandes temos 06 filhos; Alexandre, Leandro, Jaquelini, Marcos Lucas, Michael Douglas, Natalia e Gabrieli. A família entende que na liderança comunitária nós temos que ser cada vez mais desprendidos, e ao mesmo tempo contar com o apoio da própria família e dos comunitários, ninguém faz nada sozinho.
JFR; Como você descobriu que tinha talento para atuar na liderança comunitária?
Edimário; Na verdade quem me inspirou para a vida comunitária foi o senhor Dário do Pedra 90. Eu comecei fazendo parte da diretoria da Associação de Moradores de 1998 a 2.000. Ajudei a construir o salão comunitário da Associação dos Moradores do Pedra 90. Fiz parte de mais dois mandatos na entidade, e só no ano de 2010 concorri ao cargo de presidente e ganhei as eleições.
JFR; Você participou também da ONG Guardiões do Escondidinho, fale um pouco sobre essa instituição.
Edimário; As primeiras conversações sobre o Parque Escondidinho começaram no ano de 2.006 e se estenderam até 2.010 quando foi lançando. Mas só em 2011 o parque foi inaugurado oficialmente. Começou um período de desapropriações, houve algumas indenizações. Mas o processo de construção do projeto ficou parado durante um bom tempo.
JFR; O que é realmente é o Parque Escondidinho, e quais são os objetivos desse projeto?
Edimário; O projeto Escondidinho é um dos maiores parques ecológicos da região sul, projetado para o entretenimento, o lazer e a prática esportiva da população, pistas de caminhada, academia alternativa play ground, e 5 quadras poliesportivas, sem dúvida um espaço maravilhoso para integração do homem com a natureza.
JFR; Como você se sente diante desta indefinição do projeto nos dias de hoje?
Edimário; Nós estivemos recentemente em conversação com os vereadores Cláudio, Adonias e autoridades ligadas ao setor. Mas é sem dúvida um momento de muitas dificuldades, sobretudo no plano político, não sabemos quando esse projeto Será retomado.
JFR; O PROCON em Rondonópolis vem atingindo os seus objetivos?
Edimário; Eu faço parte do Conselho Municipal do PROCON, e entendo que é difícil agradar a todo mundo. O Juca Lemos tem feito um bom trabalho, está orientando bem a população com muita clareza. O PROCON em Rondonópolis vive um bom momento.
JFR; Muito grato pela entrevista.
REDAÇÃO: DENIS MARES

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO