30.4 C
Rondonópolis
sexta-feira, abril 26, 2024

Luiz Telmo “Bem estar, música e teatro fazem parte da minha vida.”

Produtor cultural mato-grossense natural da cidade de Alto Garças, aos 55 anos de idade tem o respeito e a consideração da classe artística rondonopolitana. Segundo os críticos musicais, ele é o cantor e compositor que mais fideliza o estilo mato-grossense em nossa região. Luiz Telmo dá tudo de si aos projetos que cria, e em tudo que faz fica os traços marcantes de sua personalidade. É um dos artistas mato-grossenses fortemente politizados.
Jornal Folha Regional; Fale um pouco da sua infância e da sua família, o que representou a mudança de Alto Garças para Rondonópolis?
Luiz Telmo; Meus pais Maximiano e Raimunda, tiveram três filhos legítimos e quarto adotados; Antonio Celso, José Telmo, Luiz Telmo, Sandra Regina, João Baiano, Rubens e Lucélia. Viemos para Rondonópolis na década de 1960, eu cheguei aqui com 09 anos de idade, a minha infância foi de muito contato com a natureza e cresci vendo as belezas naturais desta cidade. Infelizmente quase nada foi preservado, os meu pais vieram para Rondonópolis motivados pelas condições mais favoráveis para todos e pela expectativa de uma melhor qualidade de vida.
JFR; Como foi o seu despertar pelas artes, pela produção cultural intensa?
Luiz Telmo; Eu sempre fui apaixonado por teatro desde pequeno, comecei participando em peças na cidade de Guirantinga, depois fundei o Grupo Teatral de Rondonópolis. A primeira peça teatral foi apresentada na Escola Sagrado Coração de Jesus, e tinha por título, “Eu também sou um ser humano.” Depois produzi também uma comédia “O Prefunto Catopilético, produzi ainda as peça “Apenas o dia 25,” e a mais recente “Bruxolino desce a montanha.”
JFR; Como foi a sua passagem cultural pela capital mato-grossense e por várias cidades no interior do Estado, o que você espera realizar em 2014?
Luiz Telmo; Em Cuiabá trabalhei durante 09 meses com a peça O Bruxolino desce a montanha. Nós apresentamos a peça nas cidades de Itiquira, Cáceres, Jaciara e Juscimeira. Tivemos grande sucesso nas nossas apresentações, sempre fomos prestigiados pelo público infantil e adulto. Neste ano de 2014 pretendo continuar viajando com a peça Bruxolino que é altamente interativa, cultural e educativa, e dar andamento no meu novo CD.
JFR; Como você conseguiu um tempinho para levar a didática teatral para algumas escolas, e outras instituições culturais?
Luiz Telmo; A minha grande vantagem é de estar fazendo o que gosto, me dá satisfação, e desta força consigo superar o cansaço. Ministrei vários cursos de formação de Atores em várias cidades da região sul. O apoio do poder público foi bom, mas faltou mais incentivo para que eu pudesse continuar com mais afinco.
JFR; Nessa sua luta de produtor cultural, ator, cantor e compositor você tem o apoio de alguns amigos que acompanham o seu trabalho de perto, quem são eles?
Luiz Telmo; Os meus amigos não são muitos, mas os poucos que eu tenho valem por uma multidão, eu quero citar aqui o professor da UFMT Ubaldo Tolentino de Barros, o Evandro Santos diretor deste jornal Folha Regional, Hélinho Garcia, Àureo Cândido Costa e Percival Muniz.
JFR. O que faz falta dentro do plano poder público na cidade de Rondonópolis?
Luiz Telmo; Como disse o prefeito Percival é meu grande apoiador, mas eu gostaria que a cultura fosse mais apoiada, aqui na cidade temos muitos e bons artistas e bons projetos.
JFR; Partindo para a questão política partidária, 2014 também é um ano eleitoral, enquanto cidadão e artista como você analisa esse período?
Luiz Telmo; O Brasil passa por uma fase muito difícil, e segundo as estatísticas o país é o que tem o maior número de corruptos no mundo. Um salário mínimo de grande miserabilidade, um salário mínimo de fome, um dos piores do mundo. O povo não consegue mais entender como o dinheiro destinado para a saúde não chega na saúde. Como o dinheiro não consegue chegar na educação, na cultura, no meio ambiente, no turismo. Falta esparadrapo, até água oxigenada nos hospitais. O povo fica na fila durante meses para conseguir um exame ou uma consulta. O povo não é bôbo, eu tenho a impressão que saberá dar o troco nessas eleições, os homens bons já perderam para os ruins, e não há mais lugar para bondade.
JFR; Para finalizarmos, fale um pouco da Massoterapia sua outra profissão, há quanto tempo você atua?
Luiz Telmo; Realizo esse trabalho há 03 anos, atendo com hora marcada, faço massagem anti estresse, relaxamento, reflexologia e massagem completa. Tenho um grande número de clientes, o meu atendimento é nas empresas e também nas residências. Precisou é só ligar 3 422.72 59 / 66 96 03.03 07 – Muito grato por esta oportunidade, desta forma o Bem Estar, Música e Teatro fazem parte da minha vida.
A REDAÇÃO: DENIS MARES

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO