22.2 C
Rondonópolis
quinta-feira, abril 18, 2024

Mando Nunes, Artista Plástico,pintor escultor e poeta “Estamos perdendo espaço para a criminalidade, quase não há mais lugar para as coisas boas”

Armando Nunes Filho, “Mando Nunes” um dos mais premiados artistas de Mato Grosso, dono de um currículo invejável, e de personalidade forte. Pintor, escultor e poeta, fala sobre o início da sua carreira, sobre suaprodução pictórica, ressalta e agradece os seus parceirose grandes apoiadores da sua luta em favor das artes.
Jornal Folha Regional; A sua família começou a construir suas bases na cidade de Itiquira, sua terra natal, que lembranças você tem do seu tempo de infância?
Mando Nunes; Meus pais Armando Nunes da Silva e Alice Melo da Silva tiveram 08 filhos, Pedrita, Alfredo, Carmélia, Armando, Jussane, Francisco (também artista plástico, trabalhou com Elifas Andreata grande artista conhecido internacionalmente) Jussara e Aroldo. As minhas lembranças de Itiquira são poucas, meus pais mudaram para Rondonópolis em 1958, e da minha infância aqui tenho boas lembranças.
JFR; Como a arte chegou na sua vida, você teve influência de algum artista, a partir de quando você entrou de corpo e alma nessa profissão ?
Mando Nunes; A arte na minha família começou com a minha mãe que produzia trabalhos de artesanato, apreciando a maravilhosa prdução de minha mãe acabei tomando gosto pelas artes. A partir de 1973 e 1974 eu resolvi entrar de corpo e alma na produção artística, o meu primeiro trabalho foi um entalhe em madeira, fiz o rosto de uma índia.
JFR; Profissionalmente como foram as suas primeiras exposições, e onde?
Mando Nunes; A minha primeira exposição foi com obras entalhadas em madeira, aconteceu na cidade de Campo Grande. Tive um grande apoio do organizador da mostra o senhor Alair, a quem agradeço, ele me transformou em um grande artista mato-grossense. A minha segunda exposição foi em Brasília momento em que expus 25 esculturas, o evento aconteceu no Mezanino da Fundação Cultural brasiliense. Quero aqui ressaltar e agradecer o grande apoio que tive na época do saudoso deputado Afro Stefanini e de toda a sua assessoria.
JFR; Quais foram os seus principais e grandes desafios que você encontrou para desenvolver o seu trabalho na profissão de escultor?
Mando Nunes; Eu tive alguns desafios, como encomendas de obras magníficas e históricas, novamente a minha saudação e o meu carinho as pessoas que proporcionaram uma grande revolução na minha produtividade cultural, me dando oportunidades para que desta forma então eu pudesse crescer; Pedro Gil do Amaral, ex prefeito de Itiquira que encomendou a obra “Metamorfose” com mais de metro de altura, e toda produzida em pedra sabão. Essa escultura foi feita há mais de 30 anos fixada na praça pública de Itiquira, (hoje a referida obra está sendo restaurada no ateliê do artista). Falo também do empresário Zé Renato, de sua sensibilidade em apoiar o meu trabalho. Só no material mármore produzi até o momento cerca de 15 esculturas que estão instaladas em Rondonópolis, em várias regiões de Mato Grosso e do Brasil.
JFR; O que representaram ou representam na sua vida artística pessoas como; O saudoso, ex prefeito Walter de Souza Ulisséa, Zé Renato, Ubaldo Tolentino de Barros, J. Moura e Carlos Souza?
Mando Nunes; São pessoas que reconhecem o valor da arte e do artista como produtor cultural e como cidadão. Sabem que o artista precisa sobrevier, e não simplesmente por sobreviver mas viver com qualidade. Adquirem nossas obras porque nos valorizam e gostam das nossas produções, encomendam nossas obras com grande entusiasmo.
JFR; Como foi o seu encontro com o mármore, e agora uma nova técnica, uma produção própria, um material inédito que você descobriu para produzir suas esculturas. Quais as suas perspectivas nos dias de hoje?
Mando Nunes; A professora da UFGO Dra. Neusa, me levou para a cidade de Goiás Velho (terra da maravilhosa escritora Cora Coralina), onde fiquei conhecendo a Pedra Sabão material encantador para qualquer artista escultor. Hoje estou trabalhando com um produto inédito para o segmento de escultura, em breve estarei expondo novos trabalhos. A nova técnica chama-se “Queima Fria.”
JFR; Nós agradecemos pelo desprendimento e simpatia, pela entrevista concedida, deixe as suas considerações finais aos nossos leitores, que por certo também são seus admiradores.
Mando Nunes; Eu estou recebendo apoio do grande “Mecenas” Cel.Carlos Souza (nominado pelos mais próximos de Faraó), uma pessoa ímpar em nossa cidade. Agradeço ao amigo Djalma Mancini, aos proprietários do Butiquin o mais novo point cultural da cidade,“Cida, Nai, Jake Nunes, Jéssica Bueno e Juan Radamés.” As minhas netas e musas inspiradoras Maria Fernanda, Hágata e Julinha. Aos meus filhos Diego e Alice, e a minha ex companheira Geruza.
“Nós artistas estamos perdendo espaço para a criminalidade, quase não há mais lugar para as coisas construtivas, o momento é dos corruptos e dos ladrões, a nossa salvação pode estar na internet.” Contato com o artista; 66 96 63 33 39

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO