25.5 C
Rondonópolis
sábado, abril 20, 2024

Em tempo de chuva, Defesa Civil monitora ribeirinhos

Diante das chuvas constantes registradas em Rondonópolis, nos últimos dias, o coordenador da Defesa Civil do Município, Erimar Bezerra, alerta as famílias ribeirinhas para o risco de alagamento permanente, no período chuvoso. A orientação dele para os moradores das margens de córregos e rios é que ‘a qualquer indício de inundação devem ligar imediatamente para a Defesa Civil que vai acionar os parceiros e agir com rapidez na retirada das pessoas’. A principal preocupação é proteger essas comunidades e preservar vidas.

Erimar Bezerra conta que apesar das chuvas constantes, o nível das águas do Rio Vermelho não teve muita alteração. Mas, as previsões são de muita chuva nos próximos dias. E o risco de alagamento é permanente. De acordo com o coordenador, nesta segunda-feira (24) o nível chegou 4 metros e 40 centímetros. O alerta de risco é a partir de 5,30 metros. Ele compara que em janeiro de 2013, o volume de água das chuvas elevou o nível do rio para 6,10 metros. “Este é um momento crítico. As previsões são de bastante chuva. Por isso, os ribeirinhos devem ficar atentos”, alerta.

O coordenador destaca que o risco é mais eminente para as famílias que moram às margens do Ribeirão Arareau, na Vila Rondon; às margens do Córrego Patrimônio, na Vila Canaã; e do Córrego Piscina, na Vila Mamed; além da comunidade rural da Gleba São João, localizada às margens do Rio Vermelho. Erimar Bezerra explica que o risco dessas famílias do campo é de ficarem ilhadas porque as estradas ficam bloqueadas. Ele chama a atenção para o fato de que apenas o Corpo de Bombeiros tem estrutura para atender aquela localidade.

O trabalho da Defesa Civil no atendimento das famílias atingidas com alagamento tem a parceria permanente da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis – Coder que disponibiliza caminhões e equipes para atuarem na retirada das famílias; da Secretaria de Esporte que oferece espaços como o Centro Esportivo Marechal Rondon para abrigar as pessoas; da Secretaria de Promoção e Assistência Social que acompanha os desabrigados; da Cruz Vermelha e do Corpo de Bombeiros – CB.

A equipe Secretaria de Habitação e Urbanismo trabalha constantemente nas políticas que podem oferecer moradia segura às famílias a serem retiradas das áreas ribeirinhas. E os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente atuam na recuperação e proteção das margens de córregos e rios, depois de desocupadas.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO