22.1 C
Rondonópolis
sexta-feira, abril 19, 2024

Promotoria de Agricultura recebe patrulhas mecanizadas

Duas patrulhas mecanizadas foram recebidas nesta quarta-feira , pela Promotoria de Agricultura de Rondonópolis. Os maquinários vão beneficiar cerca de 530 famílias que moram em assentamentos e comunidades da zona rural. O recurso de R$340 mil é uma emenda parlamentar do deputado federal Carlos Bezerra e foi disponibilizado através da superintendência de Desenvolvimento Econômico do Centro-Oeste (Sudeco) do governo federal, com contrapartida da Prefeitura.

As patrulhas são compostas por dois tratores, duas ensilhadeiras, duas grades aradoras e duas carretas para quatro mil quilos cada. Para o promotor de agricultura, Renato Mendes os equipamentos vão ajudar o homem do campo a produzir mais e melhor, além de contribuir para qualidade de vida dos pequenos produtores. "Alguns acabam desistindo do sítio e vindo para cidade, pois não têm auxílio, a vida é sofrida e com mais essas patrulhas vamos ajudar a fixar as famílias nos assentamentos e diminuir o trabalho mais pesado", disse Mendes.

O vice- prefeito Rogério Salles afirmou que a administração tem recebido apoio dos representantes políticos de Rondonópolis, e explicou para os pequenos produtores que assistiram a entrega, que a burocracia é um dos grande entraves para o desenvolvimento. "Para conseguir o recurso demora, depois tem liberação, uma série de papeis e o tempo vai passando", criticando ainda que os governos muitas vezes em vez de ajudar, criam taxas e pedágios que dificultam ainda mais a vida dos pequenos produtores.

Seu Adilson Nunes Vasconcelos foi um dos pequenos agricultores que foi conferir de perto a entrega das patrulhas mecanizadas, ele produz hortaliças na comunidade Naboreiro, no sítio dele são 35 hectares, 18 para hortaliças, é a maior horta da região de onde são retiradas por semana 1.000 caixas, o produtor tem um pequeno trator, mas as patrulhas serão bem melhor. "São máquinas mais fortes e resistentes que ajudam bem mais".

Com a novidade, na região tem gente pensando em expandir os negócios. "Quero plantar melancia, tenho o local no meu sítio, só que precisa de uma máquina como essa para acertar o terreno e como isso diversificar ainda mais minha produção, isso vai garantir mais renda para família", explicou Gabriel Telpizoz, pequeno produtor do Naboreiro.

Assim será com a dona Fausta Tereza de Souza Waski, produtora de leite, queijos e doces no Vale Encantado. Ela precisa reformar os pastos para que as vacas produzam melhor. "Se não fosse esse equipamento iríamos ter de fazer todo serviço manualmente, o que é muito difícil e cansa muito, agora a história mudou, com as patrulhas é tudo rapidinho".

Os novos equipamentos ficam sob a coordenação da Secretaria que vai fazer a gestão e encaminhar para os assentamentos. “As associações e assentamentos não conseguem fazer a manutenção e as máquinas ficam paradas, com a Secretaria de Agricultura responsável o aproveitamento das patrulhas será melhor, além de não ficar paradas por muito tempo em uma determinada região, podemos otimizar o uso delas”, explicou Renato Mendes.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO