19.1 C
Rondonópolis
quinta-feira, abril 25, 2024

República Brasileira 124 anos

Há exatos 124 anos caia a monarquia brasileira,sendosubstituída pelo regime republicano democrático. Efetivamente o ato da proclamação da nossa repúblicaocorreu por um golpe civico-militar.Aos nossos dias, um golpe de estado militar tem como consequência a supressão do estado democrático de direito. Não foi ,no entanto, o que ocorreu com o golpe militar comandado por Deodoro da Fonseca aquele longínquo 15 de novembro de1889.
Efetivamente, após 67 anos no poder, a monarquia estava desgastada, comandada por D. Pedro II, já vergado ao peso dos anos e da saúde abalada. O sistema monárquico não representava mais os anseios da população e as necessidades sociais da época. A sociedade brasileira ansiava por um sistema em que mais liberdades econômicas fossem valorizadas; a intelectualidade, sob a inspiração dos princípios positivistas do filósofo francês Augusto Comte, clamava por democracia e exigia o fim do autoritarismo, símbolo da monarquia país.
Outro fator que era repudiado pela Igreja era a marcante interferência de D. Pedro II nas questões religiosas, principalmente por influência de uma organização que levara o império à histórica "Questão Religiosa" que culminou com a prisão dos bispos D. Duarte da Costa de Belém do Pará e D. Vital Maria de Oliveira, de Recife.
A monarquia se indispunha com os militares a quem era imposto um regime de censura com consequente descontentamento. Eram também fortes os rumores de corrupção existentes na corte.
A classe média e os profissionais liberais desejavam mais liberdade política, o que os levou em sua grande maioria à adesão ao movimento republicano, que defendia o fim da monarquia e implantação da república.
. Havia mais um agravante que se somava ao descontentamento com a monarquia, representado pela crise financeira que atravessava o país cujos empréstimos que alcançavam a soma de 3.000.000 de libras esterlinas em 1871 subiram para quase 20.000.000 em 1889, do que resultou a primeira inflação de que se tem registro na economia nacional.
Na realidde, segundo os historiadores, a proclamação da república já estava decidida para ocorrer a 20 de novembro, porém o descontentamento reinante entre os militares precipitaram os acontecimentos que levaram o marechal Deodoroda Fonseca a antecipá-la para a manhã do dia 15, sem encontrar qualquer resistência do paço imperial. Curiosamente Deodoro era monaruista, mas não resistiu ás pressões, seja de sua própria classe, quanto das elites civis que representavam os anseios da população.
Proclamada a república, naquele mesmo dia 15, formou-se um governo provisório republicano. constituido pelo marechal Deodoro da Fonseca como presidente da república e chefe do Governo Provisório. O marechal Floriano Peixoto assumiu a vice-presidencia e foi formado o primeiro ministério com Benjamin Constant Botelho de Magalhães, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Campos Sales, Aristides Lobo, Demétrio Ribeiro e o almirante Eduardo Wandenkolk.
Mas há ainda a ordem buscada naqueles tempos do dístico de nosso pendão auriverde. Basta atentar para a violência e para a corrupção diariamente nos noticiários da mídia, seja ela escrita, radiofônica ou televisiva, para se constatar que a ordem nacional vai de mal a pior, descambando a cada dia mais para a desordem.Esse é o retrato do nosso Brasil República aos 124 anos da sua proclamação.
J.V.Rodrigues

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO