21.2 C
Rondonópolis
sexta-feira, abril 26, 2024

DA SAFRAS & MERCADO

Em igual período do ano passado, a comercialização envolvia 92% e a média para o período é de 77%. No relatório anterior, de 31 de maio, o número era de 71%.

Levando-se em conta uma safra estimada em 82,336 milhões de toneladas, o volume de soja já comprometido chega a 64.480 milhões de toneladas.

"Tivemos o firme andamento no fluxo dos negócios por parte dos produtores. Considerando a manutenção aproximada no tamanho da safra, a motivação central para a aceleração das vendas ficou concentrada na variável preço, que depois de um período de pressão, voltou a subir neste último mês e trouxe de volta os vendedores ao mercado", afirmou o analista associado do Instituto de Pesquisas Agroeconômicas de SAFRAS & Mercado, Flávio França Júnior.

Neste caso, o cenário refletiu a combinação de cotações valorizadas no mercado de futuros da Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT na sigla em inglês), com forte alta na taxa de câmbio. Já na ponta compradora a motivação se manteve em linha com a sólida demanda externa e interna para soja e seus subprodutos. E de que os estoques de passagem podem não ser tão excedentes como se imaginava inicialmente depois que a indústria revisou para cima de forma surpreendente o processamento do ano anterior.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO