33.3 C
Rondonópolis
sexta-feira, abril 26, 2024

Presidente da Câmara cobra e Sejusp promete avaliar convênio para funcionamento das câmeras de segurança de Rondonópolis

Para o presidente da Câmara Municipal de Rondonópolis, Ibrahim Zaher, viaturas são bem-vindas mas serviço com câmeras de segurança deve ser reativado o quanto antes

O presidente da Câmara Municipal de Rondonópolis, vereador Ibrahim Zaher (PSD), cobrou nesta segunda-feira (25), da Secretaria de Segurança Pública do Estado, um prazo para a retomada do funcionamento das câmeras de segurança instaladas na região central de Rondonópolis. O pedido de mais atenção sobre esse tema foi feito diretamente ao titular da pasta, secretário Alexandre Bustamante, durante a solenidade de entrega de novas viaturas às polícias Civil, Militar e à Politec, realizado nesta tarde na Praça Brasil.

“Esse ato hoje mostra uma relação estreita entre Estado e Município e a preocupação do governo estadual em atender Rondonópolis nessa área que tanto temos debatido na Câmara Municipal. Agradecemos ao governador Silval, mas lembramos a necessidade de resolver a questão das câmeras de segurança. Esse monitoramento precisa ser retomado o mais rápido possível. Queremos saber quais as dificuldades e de que forma podemos contribuir não só para retomar o funcionamento como também para ampliar esse serviço”, disse o vereador durante sua fala na solenidade.

Em resposta ao parlamentar, o secretário Alexandre Bustamante assegurou que irá tratar do assunto com a Prefeitura Municipal – que gere o convênio firmado com a Secretária Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça – para avaliar a situação do convênio e das câmeras. Segundo ele, em, no máximo, 60 dias será feita a entrega do Centro de Comando, Controle e Inteligência – C3I, no município. O C3I será responsável por integrar os trabalhos das polícias e do Corpo de Bombeiros, e será para lá que as imagens das câmeras se segurança serão enviadas.

“Rondonópolis foi a primeira cidade, sem ser uma capital, a receber as câmeras, é importante que funcionem, e funcionem bem. Vamos sentar com o prefeito e, pensando na sociedade como um todo, avaliarmos o que poderá ser feito para atender esse pedido”, afirmou o secretário.

Conforme os dados da Sejusp, a frota de viaturas do sistema na cidade chega a 51 veículos. Somente a PM recebeu um incremento de 10 veículos saindo de oito para 18 viaturas, além da renovação da frota e também a contemplação da Polícia Civil e da Politec. Rondonópolis foi escolhida para abrir a série de entregas de novas viaturas que ocorrerão em todo estado.

Participaram da solenidade o comandante do Comando Regional de Rondonópolis (CR-IV), coronel Walter Silveira dos Santos, o comandante do V Batalhão da PM, major Sandro Barbosa, o delegado da Polícia Federal, Tales Frausino, o representante do delegado regional da Policia Civil, Lucídio Rondon, o secretário de Receita, Mohamed Zaher, o deputado estadual Ondanir Bortolini, o Nininho, além de vereadores e membros da segurança pública, de entidades de classe, e dos conselhos de segurança de Rondonópolis.

VISITA À ÁREA PACIFICADA

Logo após o encerramento da solenidade na Praça Brasil, o presidente da Câmara Municipal, Ibrahim Zaher, acompanhou o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, à visita na Vila Canaã, considerado a “cracolândia” de Rondonópolis e o primeiro a receber ações do Programa de Polícia Interativa (PPI) – projeto lançado na semana passada e que vai percorrer comunidades apresentam alto índice de criminalidade na cidade.

Eles visitaram a instalação da Polícia Militar na localidade e puderam ouvir relatos dos policiais que atuam na região. “Certamente a sociedade já sente os reflexos dessa ação da segurança pública de forma positiva. Estamos acompanhando os passos desse projeto e já nos colocamos à disposição para o que for necessário”, afirmou Zaher.

O secretário reafirmou o compromisso do Estado em contribuir de forma eficaz no combate à criminalidade na terceira maior cidade de Mato Grosso. “A segurança pública vai continuar olhando com bons olhos para Rondonópolis”, disse.

Ascom vereador Ibrahim Zaher

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO