22.4 C
Rondonópolis
quarta-feira, abril 24, 2024

Plano de prevenção de roubo a banco em Mato Grosso é referência nacional

Executado com êxito no ano de 2012, o Plano Estadual de Prevenção e Repressão de Roubos à Banco, elaborado pela segurança pública de Mato Grosso, se tornou referência para outros estados da federação.

De acordo com o secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, crimes contra instituições financeiras é uma das pautas de discussão no Colégio Nacional dos Secretários de Segurança Pública. “Vários estados viram que essa forma de trabalho que utilizamos de enfrentamento aos assaltos a banco em Mato Grosso é positiva, e começaram a aplicar também. Rondônia, por exemplo, estava sofrendo muito com esse tipo de crime e procurou, com base no plano de Mato Grosso, coibir as práticas no Estado”, falou Diógenes.

O Plano Estadual de Prevenção e Repressão de Roubos à Banco foi criado em 2011 após uma série de ataques à instituições financeiras em Mato Grosso, especialmente na modalidade que mais causa temor e chama a atenção da população, que é conhecida como 'Novo Cangaço'.

Ao todo, o Plano conta com 15 ações de repressão e 20 de prevenção para esse tipo de crime. “Por meio do plano integramos várias entidades públicas, inclusive dos setores de Inteligência como do Gaeco, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal. Percebemos que sem essa participação integrada da atividade de Inteligência não teríamos êxito no enfrentamento a esse tipo de problema, que tivemos muito sucesso no segundo semestre de 2012”, destacou Diógenes Curado.

Segundo o secretário, “no crime ocorrido no município de Comodoro, por exemplo, tivemos uma participação forte da Polícia Federal, da Inteligência da Polícia Civil e Gaeco, além da atuação da Polícia Militar, que ficou por mais de 30 dias consecutivos na mata em busca dos criminosos”, falou.

Devido a esse trabalho integrado a Secretaria de Segurança Pública reduziu em 64% os assaltos a banco em 2012 em relação a 2011 em Mato Grosso, sendo 37% de redução na modalidade 'Novo Cangaço'.

O secretário destacou ainda que o trabalho preventivo previsto no Plano foi fundamental no combate a esse tipo de crime. “O que a sociedade viu foi a repressão, esse enfrentamento. Mas fizemos muito na parte da prevenção. A forma como atuamos nos municípios levou a prisão de quadrilhas antes que elas agissem. E para esse trabalho de enfrentamento contamos com um corpo policial e uma estrutura condizente para buscar um resultado de sucesso. Temos três aeronaves no Estado que foi um fator de excelente resultado para as nossas ações. Essas aeronaves nos permitiu chegar o mais rápido possível ao local do crime. São investimentos qualificados que o Estado faz e que muitas vezes a população não vê, mas que tem um resultado muito positivo”, disse.

Outra questão prevista no Plano e que fortaleceu as ações de enfrentamento a esse tipo de crime em 2012 foi a criação das forças táticas nas cidades regionais de Mato Grosso. “O crime ocorrendo, imediatamente essas equipes chegam ao local. E pelo Plano Estadual de Prevenção e Repressão de Roubos à Banco criamos cercos nos locais usados como rotas de fuga, dificultando a saída dos bandidos”, observou Diógenes.
Fonte:SECOM/MT

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO