19.8 C
Rondonópolis
quinta-feira, abril 25, 2024

Brasil república -“ amor por princípio, ordem por meio e progresso por fim”

No final do século 19 o ideal positivista de Augusto Comte estava presente não só no espírito filosófico da época quanto na mentalidade política. Na verdade o corrente filosófica positivista chegou ao Brasil el 1850, ocasião em que foi defendida uma tese de doutorado em ciências físicas e naturais, na Escola Militar do Rio de Janeiro, por Manoel Joaquim Pereira de Sá, em que fazia referências à doutrina “Comtista”.
Foi, porém, a obra “As tês filosofias” de Luiz Pereira Barreto que instalou o positivismo no Brasil, onde criticava a influência da Igreja Católica no Império.
A liderança positivista no Império, responsável, em última instância pela Proclamação da República, se instalou no Brasil com a fundação da “Sociedade Positivista do Brasil”, cujas figuras representativas foram Teixeira Mendes, Miguel Lemos, dois ortodoxos, e Benjamin Constant Botelho de Magalhães, um não-ortodoxo que anos após, se afastou da sociedade.
O reinado de D. Pedro II enfraquecido por inúmeros problemas internos, principalmente após a guerra do Paraguai vinha gerando visível descontentamento nas hostes militares, do que resultou a Benjamin Constant difundir entre seus alunos da Escola Militar as ideias positivistas que levavam ao ideal republicano e que convenceu a alta cúpula do exército, sob o comando do Mal. Deodoro, a declarar proclamada a República Brasileira elm15 de novembro de 1889.
O lema positivista de Comte é “Amor por princípio, ordem por meio e progresso por fim” inspirou o dístico da nossa Bandeira : “ORDEM E PROGRESSO” que, na realidade, resume todos os ideais de um país livre e soberano tal qual o nosso, que a cada dia mais se impõe no contexto internacional e que, em dez anos, passou da 12ª para a 5ª economia mundial.

Nessa semana em que se celebram 123 anos desde a Proclamação da República naquela manhã, no antigo Largo da Lampadosa, no Rio de Janeiro, há quem questione se, realmente, há o que se comemorar.
Há pouco mais de uma década era slogan corrente: “Brasil, o país do futuro”. Esse futuro, realmente chegou? Somos,hoje,”O Brasil do presente?
Somos uma nação com 197 milhões de habitantes. No ranking dos 10 mais ricos do mundo perfilam-se, pelo menos 3 brasileiros. Somos detentores do título de maior produtor de grãos, somos o segundo maior produtor de soja, somos o maior exportador de carne bovina.
Quanto às riquezas naturais, o Brasil possui a floresta amazônica, a maior do mundo, por suas terras flui o rio Amazonas, o mais extenso e caudaloso do planeta terra. No ranking esportivo o futebol brasileiro,embora não seja o melhor do nosso dias, mas é o único detentor de 5 copas do mundo .É o país de Ayrton Senna, destaque incontestável na F1. Outras modalidade esportivas, tais como basquete, vólei, futebol de areia, vólei de prais ,sao categorias em que o esporte brasileiro tem conquistado títulos
Na política internacional o Brasil é respeitado mundialmente. Sua presidente, pela
revista Forbes, é a terceira mulher mais influente do mundo.
Mas somos ainda um país que apresenta sérios contrastes. Não obstante o ex-presidente Lula alardeie que sua política social tirou 40 milhões de brasileiros da miséria e que ascenderam à classe média, no entanto 23 milhões ainda vivem na miséria extrema, com uma renda que não passa de cerca de r$159,00 reis mês. O programa “bolsa Família”, uma síntese dos diversos programas de assistenciais herdados pelo pres. Lula do seu antecessor pres FHC, hoje é um programa que apresente sérias deficiências administrativas e e que é alcançado pelos tentáculos da corrupção, beneficiando inúmeras famílias que tem renda suficiente para subsistir, mas que estão inscritas no programa, tirando o parco alimento que com que o Bolsa Família poderia mitigar a fome de centenas de miseráveis.
Infelizmente o Brasil ocupa posição de destaque no cenário internacional por ser um país onde imperam “ problemas sociais provocados pela desigualdade de renda entre as classes., desemprego, violência generalizada, falta de moradias, corrupção, alto índice de analfabetismo” ,na casa 16,32 % dos brasileiros.
  O analfabetismo é responsável pelo fato de que uma considerável parcela de brasileiros esteja fora do mercado de trabalho formal. A tecnologia a cada dia requer um maior nível de conhecimento. Não obstante os cursos de capacitação oferecidos pelo SESC,SESI,SENAI, a carência de instrução (o analfabetismo) afasta, principalmente os jovens que poderiam se classificar para o marcado de trabalho.
Se abordarmos a saúde pública, encontramos mais uma calamidade:mal atendimento, pacientes que morrem diariamente nas filas dos prontos-socorros também nas captais e ns centros mais populosos. O atendimento é precário (para não dizer péssimo) em todos os sentidos
Há uma década eramos a 10ª economia do mundo. Há um ano éramos a 5ª, hoje caímos um ponto: somos a 6ª. Nossa exportações, até agosto, cairam 34%. O PIB que fora estimado, em final do ano passado para 4% em 2012, não fechará em mais do que 1,34%, segundo as últimas projeções oficiais
Muito ainda há que ser feito para que realmente sejamos um Brasil do Presente.
Ha 3 semanas completamos o ciclo eleitoral com o 2º turno, Houve uma visível renovação no quadro político municipal. A esperança do cidadão brasileiro, responsável direto por essa renovação, é por dias melhores, confia naqueles que mereceram o seu voto para que realmente cumpram com os compromissos assumidos em campanha e que não tenham sido apenas promessas falazes de um discurso em que “falar bonito é só bonito”

.J. V. Rodrigues
(EDITORIA)

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO