32.1 C
Rondonópolis
sexta-feira, abril 19, 2024

AL realiza audiência sobre segurança pública em Rondonópolis

Atendendo a requerimento do deputado estadual Ondanir Bortolini –Nininho (PR/MT), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso promoveu na última sexta-feira (27), em Rondonópolis, uma audiência sobre segurança pública, com a presença de representantes das secretarias estaduais de Justiça, Segurança Pública, Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, deputados, vereadores e sociedade organizada. O secretário estadual de Segurança Pública, Diógenes Curado, anunciou na ocasião o avanço da instalação do Centro de Comando e Controle e Inteligência Regional (C3i) na cidade. O evento ocorreu na Câmara de Vereadores, a partir das 17 horas.

“Nininho e sua equipe técnica tem nos cobrado constantemente a instalação dessa central unificada de atendimento das polícias. Eu e o secretário-adjunto da SESP, Alexandre Bustamante, vamos dar uma resposta à população”, assegurou o secretário Diógenes Curado.

De acordo com o deputado Nininho, a audiência foi marcada devido ao alto índice de violência registrado nesse ano pela polícia e atendendo a um apelo da população. O parlamentar tem oferecido total apoio aos quatro Conselhos de Segurança Pública (Consegs) do município, buscando melhorias e investimento na região sul do Estado.

Apesar da atuação das polícias Militar e Civil ter aumentado do ano passado para 2012, os crimes são recorrentes e os moradores têm reclamado a falta de segurança diretamente aos conselhos de segurança comunitários.

Para o parlamentar é essencial incrementar as políticas públicas de combate à violência. “A audiência pública é uma oportunidade ímpar para a população reivindicar diretamente ao Governo do Estado, por meio de seus secretários, mais efetivo, melhor estrutura de trabalho e mais segurança na cidade”, acrescentou Nininho.

Ele completou que a audiência pública pode fortalecer a cobrança da população ao Estado e garantir uma política de segurança pública mais eficaz para Rondonópolis.

A audiência será norteada pela necessidade de informações a respeito das câmeras de monitoramento que foram adquiridas e instaladas na cidade, no entanto não estão sendo utilizadas; quais as providências a serem tomadas para que tal feito seja realizado; a instalação do C3i, já que o secretário de Segurança Pública esteve na região em 14 de fevereiro de 2011 e se comprometeu a instalá-lo no prazo de 90 (noventa) dias; a instalação do CIOSP (Centro Integrado de Operação de Segurança Pública); quantas vagas serão destinadas ao pólo de Rondonópolis no próximo concurso público para a Polícia Militar.

Fonte:Ass.Legislativa

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO