25.8 C
Rondonópolis
terça-feira, abril 23, 2024

Campanha do Desarmamento atinge marca de 110 armas entregues em um mês

Os mato-grossenses já entregaram voluntariamente 110 armas na Campanha Nacional do Desarmamento 2011 “Tire uma arma do futuro do Brasil”. Do total, espingardas e revólveres especialmente os de calibre 22 e 38 foram as armas mais entregues pela população, na campanha que completou um mês nessa quinta-feira (17.11). Para o coordenador estadual da campanha, Anderson Garcia, o número de armas entregues superou as expectativas. “Esperávamos chegar nas 100 armas entregues até o final do ano e em um mês de campanha nós já atingimos essa meta”, disse.

As regiões com maior volume de entregas foram Pontes e Lacerda (18), Água Boa (15), Cuiabá (14), Porto Alegre do Norte (14) e Tangará da Serra (10). Os municípios de Juína, Rondonópolis, Sinop, Várzea Grande, Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Garças, Vila Bela da Santíssima Trindade e Cáceres também receberam armas nos postos fixos e volantes.

Anderson Garcia atribui as novas regras da campanha à facilidade de entrega das armas, à publicidade e à conscientização da população com a grande participação dos mato-grossenses. “A campanha está com uma boa aceitação da população, apoio das organizações que se preocupam com a violência como a Associação dos Familiares das Vítimas da Violência e o empenho dos policiais na execução dessa campanha”, afirmou o coordenador.

Para Garcia cada arma entregue é um ganho para a segurança pública e para a sociedade. “A população está começando a enxergar que ela não pode se nivelar a um criminoso que anda armado. Fora isso, é um ganho para a segurança pública não ter mais uma arma que pode ser um produto de roubo ou furto ou de parar no mercado negro na qual poderíamos ser vitimas delas”, explicou.

A Campanha do Desarmamento acontece simultaneamente com postos fixos e itinerantes. Cada um dos postos conta com pelo menos dois policiais cadastrados no Ministério da Justiça para atuar no recebimento das armas. Ainda sobre a campanha Anderson lembra que “retirar uma arma de circulação é uma vida que você está salvando”.

O cidadão receberá, no ato da entrega voluntária da arma, um protocolo, gerado pelo Sistema 'Desarma', da Polícia Federal, com qual poderá receber o valor da indenização correspondente a entrega da arma de fogo, em qualquer caixa eletrônico do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.

O valor do reembolso varia entre 100 e 300 reais para cada arma de fogo, dependendo do tipo e calibre. Além do reembolso a campanha garante o anonimato para quem entregar a arma. “Uma das coisas que vem atraindo a população são os valores das indenizações e o anonimato”, garante o coordenador da campanha em Mato Grosso, delegado Anderson Garcia.

Quem for entregar sua arma de fogo nos postos de recolhimento das polícias Civil e Militar em Mato Grosso deve se atentar em estar munido da Guia de Trânsito, que pode ser emitida pela internet, no site da Policia Federal, por meio do link http://www.dpf.gov.br/servicos/armas/guia-de-transito-de-arma-de-fogo

Em Mato Grosso, 17 municípios possuem unidades de Segurança Pública credenciadas para o recebimento de armas de fogo. São 14 unidades da Polícia Civil, 10 comandos da Polícia Militar, além de cinco delegacias da Polícia Federal e oito delegacias da Polícia Rodoviária

Em Cuiabá e Várzea Grande as armas podem ser entregues nos seguintes locais: Central de Ocorrências da Polícia Civil (avenida tenente coronel Duarte, nº 1044, bairro Centro, Cuiabá); Comando Regional I da Polícia Militar (avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 6135, bairro Novo Paraíso, Cuiabá); Central de Ocorrências da Polícia Civil de Várzea Grande (avenida Filinto Muller, nº 147, bairro Aeroporto) e Comando Regional II da Polícia Militar (avenida Filinto Muller, nº 538, bairro Centro, Várzea Grande).

No interior do Estado as armas podem ser entregues nas delegacias e comandos regionais das polícias Civil e Militar dos municípios de Água Boa, Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá, Diamantino, Juína, Pontes e Lacerda, Porto Alegre do Norte, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Várzea Grande e Vila Rica.

Fonte:SESP/MT

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO