28.2 C
Rondonópolis
sexta-feira, abril 26, 2024

Secretário de Segurança discute metas de prevenção e combate aos roubos a bancos e caixas eletrônicos

O secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho recebeu, em seu gabinete, no fim da tarde dessa quinta-feira (08.09), o presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e do ramo Financeiro de Mato Grosso (Seeb-MT), Arilson da Silva, para discutir ações da segurança pública junto aos estabelecimentos bancários de Mato Grosso bem como apresentar as ações prévias do projeto piloto do Plano de Ações de Prevenção e Repressão Imediata a Roubos a Banco, que é elaborado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) por meio do Grupo de Trabalho Bancário, composto por instituições estaduais e federais, além de instituições sindicais como dos vigilantes e bancários.

O objetivo do Plano é definir ações de prevenção e repressão aos assaltos às agências bancárias e caixas eletrônicos no Estado. O Plano propõe cerca de 30 medidas preventivas e repressivas como a criação de um núcleo integrado entre instituições bancárias e policiais para troca de informações sobre segurança bancária; capacitação para policiais, vigilantes e bancários, padronizando condutas nos crimes de roubo a banco; adequação dos locais dos caixas eletrônicos garantindo a visibilidade e assim a segurança dos usuários do serviço; e ampliação da Força Tática no Estado, sendo que essa última medida já é aplicada pela Segurança Pública.

“Policiais militares já estão sendo capacitados em Vila Rica para posterior criação da Força Tática no município”, disse o secretário Diógenes Curado.

A comunicação prévia à polícia nas instalações de caixas eletrônicos; instruções de medidas preventivas de segurança orientando os usuários; entre outras ações, também são estudadas pelo Grupo de Trabalho Bancário, para possível implementação dentro do Plano.

“A Secretaria já está atuante nesse sentido. Estamos fazendo um trabalho forte com a Inteligência das polícias Civil e Militar em parceria com órgãos como Gaeco e Polícia Federal. Demos um suporte melhor à Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), da Polícia Judiciária Civil, designando mais delegados e melhorando a estrutura, e já temos visto resultados positivos. Da última sexta-feira (02.09) até esta segunda (05.09) tivemos cinco ações de êxito da segurança pública, em razão desse trabalho que estamos realizando”, destacou Curado.

Segundo o secretário, o caixa eletrônico é um cofre que está à vista de todo mundo, “por isso há necessidade de ter uma melhor vigilância para evitar os arrombamentos, que é um problema que não assola só o Estado de Mato Grosso”, disse.

Para o presidente do Seeb-MT, Arilson da Silva, os bancos também devem cumprir sua parte, e o sindicato vai continuar cobrando. “Entendemos que é necessário que os bancos invistam mais na segurança, colocando, por exemplo, biombos, que é uma coisa simples que demanda pouco mais de R$ 2 mil de investimento em cada unidade”, pontuou Arilso.

Segundo ele, a sociedade clama por um ambiente mais seguro dos prestadores de serviço público e privado, como é o caso das agências bancárias, e “elas precisam atender a sociedade com segurança, colocando dispositivos, câmeras de vigilância com circuito integrado que possa ser ligado aos setores de inteligência bancária e também aos setores de segurança pública”, exemplificou o presidente do sindicato.

“Os bancos já cuidam da segurança patrimonial e estamos preocupados com a vida dos bancários, a vida dos que abastecem os bancos, a população que utiliza o serviço, e aí entra a questão dos crimes na modalidade novo cangaço, as explosões dos caixas eletrônicos, e os vários acontecimentos que nem mesmo o alarme toca ou não se tem circuito interno que possa estar disponibilizando as imagens para ter ali uma ação rápida da polícia”, disse Arilson, que foi além:

“Durante a reunião, o secretário Diógenes Curado apresentou as diversas ações que estão sendo tomadas pela Segurança Pública e que já está surtindo efeito, como a prisão de algumas quadrilhas nos últimos dias e outras ações, inclusive acompanhadas pelo sindicato, que também foram vitoriosas, resultando na prisão de bandidos", completou o presidente do sindicato.

O coordenador do Grupo de Trabalho Bancário, major PM Wankley Rodrigues, que também participou da reunião, enfatizou algumas ações estruturadas pelo grupo, como a capacitação de policiais dos municípios mais distantes nas ações de combate aos crimes de assaltos a bancos em Mato Grosso.

“A ideia é a qualificação para enfrentamento do roubo a banco. Vamos fazer um projeto piloto em Água Boa, treinando os policiais locais e, posteriormente, a intenção é levar a capacitação aos policiais de todas as dez regionais da Polícia Militar, bem como para as regionais da Polícia Civil.

Durante a reunião, o presidente do Seeb entregou ao secretário Diógenes Curado um documento com modelo de proposta de Lei Municipal para Combater Ataques a Bancos, elaborado junto com a Confederação Nacional dos Trabalhadores Vigilantes com objetivo de ampliar os equipamentos de segurança nos bancos a fim de prevenir assaltos, garantir privacidade das operações bancárias, melhorar as condições de trabalho dos vigilantes e proteger a vida dos trabalhadores e clientes.

Também participou da reunião o secretário adjunto de Políticas, Programas e Projetos da Sesp, tenente-coronel PM Wilquerson Felizardo Sandes.

Fonte;SESP/MT

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO