19.1 C
Rondonópolis
quinta-feira, abril 25, 2024

Secretaria de Segurança deflagra megaoperação no combate aos crimes de fronteira

Porto Esperidião, MT – Uma força tarefa entre os órgãos municipais, estaduais e federais ligadas à Segurança Pública para tentar conter ação dos traficantes no Estado. Este é o principal objetivo da segunda edição da Operação Genesis, deflagrada a meia noite desta terça-feira (26.07), no município de Porto Esperidião (distante 358 km de Cuiabá).

Desencadeada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), em parceria com 37 instituições municipais, estaduais e federais, a operação acontece simultaneamente na faixa de fronteira de todo Brasil. Em Mato Grosso a operação será realizada nos 983 quilômetros de fronteira seca e alagada com a Bolívia, que figura como uma das principais portas de entrada de droga no País.

Ao todo, serão 400 pessoas envolvidas nos dez dias de operação, entre policiais do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), alunos do Curso de Formação a Soldado da Polícia Militar da região, policiais civis, policiais federais, peritos criminais e fiscais do Ibama, Indea e Receita Federal. As equipes atuarão na fronteira de forma integrada por terra, água e ar, fechando o cerco contra diversos crimes e principalmente contra o tráfico internacional de drogas e roubo de veículos.

Vinte e oito municípios da faixa de fronteira como Cáceres, Poconé, Barão de Melgaço, Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade, entre outros, serão alcançados na megaoperação. Diversos tipos de patrulhamento serão realizados pelos policiais do Gefron e demais órgãos que estarão nas dez barreiras fixas e móveis do Gefron – Posto do Limão, Vila Cardoso, Matão e Avião Caído. Outro local de atuação serão os postos fixos do Indea, que ficam na divisa do Brasil com a Bolívia, onde os policiais irão trabalhar durante toda a operação.

Patrulhamento fluvial pelos rios Cuiabá, São Lourenço, Rio Paraguai entre outros são um dos locais em que militares irão atuar. Patrulhamento terrestre será realizado durante toda a operação. Militares a pé fiscalizarão as chamadas ‘cabriteiras’ (estradas vicinais/alternativas abertas com a finalidade de transporte de drogas, para que os ‘mulas’- pessoas que transportam a droga, não tenham que passar pelas barreiras fixas de policiamento), e se embrenharão no mato em busca de suspeitos.

Ao mesmo tempo dois helicópteros do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) vão sobrevoar a região, no monitoramento do espaço aéreo e também no suporte para o deslocamento dos militares aos lugares mais longínquos.

Para o coordenador do Gefron, tenente-coronel PM Antônio Mário Ibanez Filho, a segunda edição da Operação Genesis traz uma expectativa muito grande e deixa latente a presença do Estado na faixa de fronteira. “Inibir a prática de crimes transfronteiriços e impedir delitos é o nosso objetivo, assim como trazer a segurança para as comunidades na faixa de fronteira”, disse Ibanez.

O comandante explica também que o nome da operação Gênesis foi escolhido em alusão ao livro bíblico que trata do início da vida e que cuja tradução significa ‘Origem’. “Proteger e cuidar de vidas é um dos nossos objetivos”, reforça Ibanez.

Marcos Negrini/Secom-MT

Gefron realiza Operação Gênesis em Porto Esperidião-MT
Ao todo, o Brasil tem quase 17 mil quilômetros de fronteira com dez países. Os 983 quilômetros da fronteira mato-grossense com a Bolívia têm como peculiaridade o fato de que praticamente toda sua extensão é área rural, o que dificulta muito o trabalho de fiscalização, por isso a necessidade de operações pontuais.

GEFRON

O Grupo Especial de Fronteira é uma força integrada por órgãos de segurança pública do Estado cuja missão é apoiar os órgãos federais responsáveis pela segurança na fronteira do Brasil com a Bolívia.

Neste grupo, policiais militares e civis desenvolvem um trabalho conjunto de atuação contra o tráfico de drogas. O Gefron conta hoje com uma equipe de 98 policiais, cobrindo uma área de 983 quilômetros de fronteira, sendo 233 de região alagada.

FRONTEIRA NO BRASIL

A faixa de fronteira é a principal rota de entrada de drogas e armamentos que abastecem os grandes centros urbanos. O Brasil tem 16,8 mil quilômetros de fronteiras, sendo a maior parte, 9.523 quilômetros (56,42% do total), de rios, lagos e canais. As fronteiras secas correspondem a 7.363 quilômetros (43,58%).

Fonte:SESP/MT

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO