34.2 C
Rondonópolis
quarta-feira, maio 1, 2024

Polícia Militar desenvolve programa ‘Educação Permanente no Trânsito’

A Polícia Militar, por meio do Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), a partir do próximo sábado (25.06), passa a desenvolver em todo Mato Grosso o programa ‘Educação Permanente no Trânsito’, cujo objetivo será o de orientar e conscientizar, por meio de palestras, profissionais que atuam no trânsito sobre legislação, direitos humanos e cidadania. Neste sábado, a palestra será realizada, às 8 horas, no auditório do Detran, situado no Centro Político Administrativo (CPA). Devem participar cerca de 150 profissionais, membros e convidados, do Sindicato dos Mototaxistas de Cuiabá.

O comandante do BPMTran, o tenente coronel Wilson Batista, explica que a ideia de desenvolver o programa surgiu em razão do número de acidentes de trânsito ocorrido no Estado. Somente em Cuiabá, de janeiro até 22 de junho deste ano foram 3.110 registros, sendo 413 envolvendo motocicletas.

“Hoje, são muitas as facilidades para aquisição de um veículo, seja carro ou moto. Mas nem todas as pessoas têm habilidade e, principalmente, paciência para lidar com o trânsito, cada vez mais tumultuado, em razão do número de veículos presente nas ruas e avenidas”, relata. Conforme dados do Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran), circulam aproximadamente 1,2 milhão de veículos no Estado. Em Cuiabá e Várzea Grande são cerca de 300 mil e 110 mil, respectivamente.

De acordo com o comandante, as palestras serão desenvolvidas mensalmente. A meta, segundo o tenente coronel, será atingir o maior número possível de profissionais atuantes no trânsito. “Já temos agendado encontros com membros de associações e sindicatos dos taxistas e do transporte coletivo de Cuiabá”, diz. Essas palestras estão previstas para julho, agosto e setembro.

Segundo Batista, nessa primeira palestra, além de discutir os temas principais do programa, os participantes terão a oportunidade de debater sobre a regulamentação da profissão. “Será um momento importante para esses profissionais discutirem sobre os avanços da profissão”, afirma.

INTEGRAÇÃO

O comandante Batista salienta que as ideias voltadas para melhoria da educação no trânsito foram incessantemente debatidas durante as reuniões GT-Trânsito (grupo de trabalho) e que esse programa é resultado desse trabalho realizado em parceria com demais órgãos ligados ao trânsito. O GT-Trânsito foi instituído pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp). O grupo é composto por representantes do Ministério Público Estadual (MPE), da Polícia Judiciária Civil (PJC), Departamento de Trânsito (Detran) e Secretaria Municipal de Transporte Urbano (SMTU).

Fonte:Ass. PM/MT

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO