33.3 C
Rondonópolis
sexta-feira, abril 26, 2024

PF prende 19 acusados de desvio de recursos de medicamentos em MT

Teixeira

FOTO: ASSESSORIADezenove pessoas foram presas em Mato Grosso na operação “Saúde”, deflagrada pela Polícia Federal do Rio Grande do Sul, em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU). Ao todo, foram cumpridos 64 mandados de prisão, mandados de busca para empresas e prefeituras municipais em 7 estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará e Rondônia). Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Erechim/RS.

Em Mato Grosso foram presos cumpridos mandados de prisão em Cuiabá (2), Araputanga (1), Barra do Garças (1), Tangará da Serra (1), Barra do Bugres (4), Rio Branco (1), Mirassol d’Oeste (2), Lambari d’Oeste (1), Alto da Boa Vista (1), São Félix do Araguaia (2), Itiquira (1), Rondonópolis (1) e Vila Bela da Santíssima Trindade (1).

Foram realizadas buscas nas prefeituras municipais de Araputanga, Mirassol D’Oeste, Rio Branco, Lambari D’Oeste e Itiquira.

Segundo a Polícia Federal do Rio Grande do Sul, foram cumpridos ainda 25 mandados de prisão no Rio Grande do Sul, 3 em Santa Catarina, 6 no Paraná e 6 em Mato Grosso do Sul. Entre os presos, 12 eram secretários municipais (Fazenda, Finanças e principalmente da Saúde) e, no total, 34 servidores públicos municipais.

Com a instauração de inquérito policial em 2007, foram constatados desvios de verbas públicas destinadas pelo governo Federal à compra de medicamentos para distribuição à população em situação de vulnerabilidade social, do Programa de Assistência Farmacêutica Básica, popularmente conhecido como Farmácia Básica. A CGU começou a colaborar com as investigações em 2009.

Os acusados de envolvimento no organização criminosa vão responder por corrupção ativa, passiva, fraude de licitações, formação de quadrilha e peculato, e possível lavagem de dinheiro.

Fonte: AgoraMT

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO