22.4 C
Rondonópolis
quarta-feira, abril 24, 2024

22 de março – Dia mundial da água

“ Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias e matam a sede
Da população
Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão” ¹

Desde 1983, pela resolução A/RES/47/193 a Assembleia Geral da ONU estabeleceu a data de 22 de março como o DIA MUNDIAL DA AGUA em coincidência do inicia da estação outonal ( no nosso hemisfério).
Essa data comemorativa nos leva a uma reflexão:
A escassez da água no nosso planeta é um fato que não admite contestações. E não poderemos esquecer que o grande responsável pela falta de água sobre a terra ninguém mais é do que o próprio homem. São os desmatamentos, principalmente nas regiões de nascentes e ao longo dos rios.
De toda a massa de água sobre a terra apenas escassos 3% são próprios para o consumo humano, segundo dados fornecidos pela ONU. Os dados também oferecem a sombria previsão de que em 2050 algo em torno de 2 bilhões de pessoas arcarão com a carência de água.
A origem da água sobre a terra está lá no princípio da criação do universo:
“No princípio criou Deus os céus e a terra. A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas (Gênesis I,1.2)
Configura-se, pois, a água como o elemento de sustentação da vida no planeta terra desde a sua origem, seja na visão mística da religião, seja na conceituação científica.
Todas as espécies sobre a face da terra,seja no reino vegetal ou animal, aí incluído também o homem, tem a sua subsistência condicionada à água.
O expressivo número de 70% seja da alimentação seja do nosso próprio corpo tem a água como o seu elemento constitutivo. E não podemos esquecer que mais da metade de todo o reino vegetal e o animal são aquáticos. Cerca de 2/3 da superfície do planeta terra são cobertos pela água dos oceanos, dos mares, das geleiras, da neve, dos lagos e dos rios.
Cálculos da ciência dão conta de que do volume total da água existente no planeta terra e que se estende por 1,42 bilhões de km, 95,1%, a maior parte, portanto, é composta pelas águas salgadas dos mares e oceanos.
Restam, portanto, apenas 4,9% de água doce, com 97% acumulado nas geleiras polares e mais 3% na forma líquida disponível para nosso consumo cujo volume estima-se em algo um pouco além de 2.milhões de km.
Daí cada vez mais expressiva é a preocupação com o meio ambiente como fator imprescindível de uma vida com melhor qualidade.
Considere-se ainda que a pouca água existente para o abastecimento da massa humana hoje superior a 6 bilhões de habitantes sofre um contínuo processo de poluição com o lixo que assoreia os rios, com os esgotos sanitários, bem como com os dejetos industriais que em sua grande maioria são lançados aos cursos fluviais.
Daí a importância da conscientização quanto ao uso da água, evitando-se o desperdício e a poluição, mormente nos centros urbanos, qualquer que seja a sua dimensão.
E para concluir:
“Ainda há tempo, ainda há esperança;
Unidos, vamos usar a temperança…
A água nos transporta à bonança!!!” ²
Da redação – J.V.Rodrigues

¹ “Planeta água” música de Guilherme Arantes”
² “Nas águas hão frescor” poema de Manuel de Almeida

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO