21.8 C
Rondonópolis
sexta-feira, abril 19, 2024

Ética

Em sua expressão mais simples a ética é definida como “conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão”. A moral é “tudo aquilo que procede em conformidade com a honestidade e a justiça” É oportuno lembrar que estes conceitos andam muito em baixa, principalmente entre alguns dos representantes do povo no meio polÍtico.
Vale lembrar que tanto a ética quanto a moral são conceitos que andam muito em baixa, principalmente entre uma significante parcela daqueles que, pelo nosso voto, têm a missão de nos representar no âmbito do poder constituído.
Em verdade, na filosofia clássica existem duas correntes que abordam o conceito de ética: os idealistas para os quais “a bondade ou maldade de uma ação deve ser julgada por padrões externos ao quotidiano a partir de Deus ou de um ser superior”. Os utilitaristas, por sua vez, afirmam que “os efeitos que uma ação produz neste mundo são tudo o que importa para seu valor ético”.
A ética utilitarista, portanto, resume-se no viver bem. No entanto, aos nossos dias há um conceito generalizado segundo o qual tudo o que traz benefício ao homem, principalmente em seu próprio interesse, é ético, não importando os meios para o conseguir. ~E´ o conceito maquiavélico de que “os fins justificam os meios”, tão ao gosto de boa parte da classe política, na verdade, completamente ausente não só da ética,como principalmente da moral.
A ética corresponde à decisão do ser humano de ser livre com responsabilidade. É´ a ciência da responsabilidade do nosso ser. Na ética o ser humano tem consciência da sua responsabilidade perante o seu destino. Sente-se também responsável pelo mundo, pela natureza, pelos demais seres com quem convive, principalmente quando os representa,consciente de que é parte integrante desse meio.
Na medida em que nos empenhamos em “com viver” corretamente nosso ser se harmoniza consigo mesmo e com todos os demais circunstantes. Essa conveniência harmoniosa recebeu de Aristóteles a denominação de “ethos”- o termo grego do qual deriva a palavra ética.
Assim, política, economia, estética, religião são todos fenômenos éticos. São atividades que se fundamentam na organização e na ordem com vistas a um mundo em que haja uma convivência livre e feliz. Isto não é utopia. Essa é a realidade ética em seu conceito de filosofia de vida. Quando essa realidade for compreendida e praticada por todos aqueles em cujas mãos está o destino de um país – (leia-se: políticos) – a vida será vivida em sua plenitude.
J.V.Rodrigues
Jornalista

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO