31.5 C
Rondonópolis
quinta-feira, abril 18, 2024

Setecs abre inscrições para cursos de qualificação

O Governo do Estado informa que, nesta quarta-feira (21.05), estarão abertas inscrições para seis cursos de qualificação, sendo quatro para Cuiabá e dois para Rondonópolis. São 120 vagas e os interessados devem procurar os postos do Sine de Cuiabá e Rondonópolis, das 8h às 18h.

Os cursos com inscrições abertas em Cuiabá são de auxiliar financeiro (20 vagas), auxiliar de escritório (20 vagas), atendente ao público (20 vagas) e técnico de vendas (20 vagas). Para Rondonópolis os cursos são de auxiliar financeiro (20 vagas) e técnico de vendas (20 vagas).

Todas as qualificações são gratuitas e os interessados devem ter idade mínima de 16 anos, estar desempregado e ter o Ensino Médio Completo.

As aulas são de segunda à sexta, durante aproximadamente 16 dias. Os cursos têm carga horária de 80horas/aula.
Estes treinamentos integram o projeto Desenvolvendo com Cidadania, coordenado pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) em parceria com o Senai.

Redação SECOM

A redução da carga tributária para as atividades produtivas e a manutenção dos incentivos fiscais regionais foram os principais pontos defendidos pelo governador Blairo Maggi, para cerca de 200 pessoas, no seminário sobre a Proposta de Emenda Constitucional 233/08, em tramitação no Congresso Nacional, aberto na manhã desta segunda-feira (02.06), na sede da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), em Cuiabá.
O governador justificou ao secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, presente no evento, para debater a PEC com empresários e autoridades, que a política de incentivos fiscais do Estado é o único instrumento que permite a atração de novas empresas para Mato Grosso e caso seja retirado do texto da nova política tributária em discussão poderá inviabilizá-lo economicamente.
Maggi observou que pensa no futuro do Estado e no risco dele perder ainda mais a capacidade de investimento. O governador lembrou que Mato Grosso tem uma população pequena que sequer atingiu os três milhões de habitantes e, embora tenha uma produção recorde no Brasil, sobretudo de produtos do agronegócio, possui um baixo índice de consumo.
O governador defendeu, em razão da baixa receita, a criação de um fundo de compensação distinto do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO). “Nós produzimos muito, mas nosso consumo é pequeno”, enfatizou, referindo-se à receita de Mato Grosso, se comparada com a receita de Estados como São Paulo e outros de maior potencial de arrecadação. O governador disse acreditar que a nova política deve reduzir as carga tributária, para que haja mais produção e aumento do consumo e, num segundo momento, criar condições para arrecadar mais recursos.
Neste momento o governador permanece no recinto, aguardando a presença do presidente da Comissão Especial da Reforma Tributária no Congresso Nacional, deputado Antônio Palocci, cuja previsão de chegada a Cuiabá gira em torno das 11h.
Participam do seminário, o presidente do Sistema Fiemt, Jandir Milan, o presidente licenciado da entidade, empresário Mauro Mendes, o secretário estadual de fazenda, Éder Moraes, os senadores; Serys Shlessarenko, Gilberto Goellner e Jaime Campos, os deputados federais; Carlos Abicallil, Homero Pereira e Valtenir Pereira e o presidente do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes, Luiz Antônio Pagot.
Assessoria SECOM

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO