24.3 C
Rondonópolis
segunda-feira, abril 22, 2024

Políticos de MT se reúnem com Ministro da Educação em prol a UFR

O Ministro da Educação, Fernando Haddad, recebeu uma comitiva de parlamentares, políticos e educadores de Mato Grosso na manhã desta quinta-feira (31) em seu gabinete. A reunião teve o objetivo de reivindicar a possibilidade de dar autonomia ao campus da Universidade de Mato Grosso (UFMT) em Rondonópolis, criando a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Entre os participantes do encontro, o Governador Blairo Maggi, a Senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), o Senador Gilberto Goellner (DEM-MT), o reitor da UFR, Paulo Speler, o prefeito de Rondonópolis, Adilton Domingos Sachetti, além de vários deputados estaduais e federais.

De acordo com Speler, é uma necessidade da comunidade de Rondonópolis a emancipação do campus, criando uma universidade própria. “Sabemos que este governo dá grande prioridade à educação e enfatizo que temos um projeto consolidado para esta realização.” Serys endossou a fala. “Rondonópolis é uma grande cidade e já se faz necessário a criação de outra unidade federal de educação em Mato Grosso. A UFR está preparada para ser uma realidade.”

Haddad se comprometeu a fazer um estudo para ver a possibilidade de emancipação do campus. “Vamos fazer estudos qualitativos e quantitativos para avaliar a situação. Lembro que o nosso comprometimento é com os estudantes e sabemos que o governo e os parlamentares que representam Mato Grosso estão plenamente comprometidos com a educação do Estado. Acredito quem em 30 ou 60 dias, estes estudos estejam prontos e podemos dar uma resposta a esta reivindicação.”

Na ocasião, o prefeito Sachetti, convidou o Ministro para ir a Rondonópolis e dar a notícias de criação da UFR pessoalmente. “Temos um projeto muito bem elaborado. Lá são mais de 2.300 alunos e há uma movimentação da população para que a UFR seja criada. Tenho certeza que se o Ministro for à cidade irá sentir o desejo da comunidade acadêmica e dos moradores.”

Fotos e texto:

Assessoria Senadora Serys Slhessarenko (PT-MT)

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO