28.2 C
Rondonópolis
sexta-feira, abril 26, 2024

Mato Grosso atrai interesse de outros estados

Associado ao agronegócio, por produzir quase um quinto da safra de grãos e possuir o maior rebanho bovino do país, Mato Grosso começa a atrair a atenção de vários governos estaduais, desta vez para uma outra área – a de tecnologia da informação. Representantes de Secretarias de Fazenda e de Planejamento de outras unidades da Federação já manifestaram interesse em conhecer o Fiplan (Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento, Contabilidade e Finanças).
Recentemente o sistema foi apresentado a técnicos de Mato Grosso do Sul, Roraima, Rondônia e Bahia. Os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Tocantins também já demonstraram real interesse em implantar em suas administrações uma nova ferramenta que vem propiciando aos cofres de Mato Grosso uma economia anual de R$ 12 milhões, além de reduzir a burocracia, permitir a informação em tempo real e contribuir para o equilíbrio das contas públicas.
Na semana passada, técnicos da Secretaria de Fazenda do Espírito Santo estiveram na sede da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT), em Cuiabá, para conhecer o sistema. A vinda deles foi motivada pelas boas informações divulgadas em todo o país a respeito do sistema. “Chamou-nos a atenção o fato do sistema ter sido desenvolvido pelo próprio Estado. Assim, o Estado não depende de empresa terceirizada”, destacou a técnica da Sefaz do Espírito Santo, Sandra Mara Magevski, acrescentando que a União e o Estado da Bahia, por exemplo, utilizaram o Fiplan como referência para desenvolver seus sistemas financeiro-contábeis.
O novo sistema, desenvolvido por meio de uma parceria público-privado e implantado desde 2006, integra setores considerados partes da espinha dorsal de uma administração – planejamento, orçamento, financeiro e contabilidade. “O Fiplan possibilita uma nova visão organizacional ao melhorar o controle das contas governamentais”, diz o secretário de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), Yênes Jesus de Magalhães.
“E, por conseqüência, gerando melhores resultados na gestão pública e mais transparência para o cidadão sobre o destino do dinheiro do seu imposto. Com a tecnologia, estamos fazendo com que tudo aconteça de forma mais rápida e eficiente”, completa o secretário adjunto da Seplan, Arnaldo Alves de Souza.
Com o Fiplan, Mato Grosso se tornou a primeira administração estadual brasileira a integrar todos os seus setores (secretarias, órgãos e autarquias) de forma informatizada e em tempo real. “Entre um e dois anos, serão integrados ao Fiplan as áreas de recursos humanos, patrimônio, controle de transportes, passagens e diárias, imobiliário e gestão de contratos”, afirma Yênes Magalhães.
A proposta do Governo de Mato Grosso vai além da administração estadual. De acordo com o titular da Seplan/MT, a intenção é inserir no Fiplan todos os 141 municípios mato-grossenses, que passarão a contar com um banco de dados com todas as informações sobre prefeituras e câmaras de vereadores. Essas informações ficariam à disposição na internet, para serem analisadas e julgadas pelo Tribunal de Contas do Estado
Assessoria SECOM

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO