25.8 C
Rondonópolis
terça-feira, abril 23, 2024

Conselho Monetário Nacional antecipa meta de inflação para 2010

Brasília – O Conselho Monetário Nacional (CMN) se reúne hoje (30) para definir a meta de inflação para 2010. A meta de 2009 foi estabelecida em junho do ano passado, sendo o centro da meta de 4,5% do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
O limite de tolerância estabelecido para 2009 é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Dados coletados no mercado financeiro e divulgados pelo Boletim Focus, do Banco Central, até 20 de junho passado mostram estimativa de 4,78% no ano que vem.
O IPCA , índice oficial para medir a inflação, é apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O cálculo considera o custo de vida das famílias com renda mensal de 1 a 40 salários mínimos do Distrito Federal, Goiânia, Belém Fortaleza, Recife, Salvador, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.
Nesta segunda-feira, o CMN define também a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) que vai vigorar no próximo trimestre. A taxa, que está em 6,25% desde julho do ano passado, é calculada levando em consideração a meta de inflação e o Risco Brasil. A TJLP é utilizada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para financiar o setor produtivo.
O Conselho Monetário Nacional (CMN) é presidido pelo ministro da Fazenda e integrado pelo ministro do Planejamento e pelo presidente do Banco Central. Ele se reúne normalmente na última semana de cada mês para deliberar sobre o Sistema Financeiro Nacional.
O conselho trabalha em conjunto com a Comissão Técnica da Moeda e do Crédito (Comoc), coordenada pelo presidente do Banco Central. Integram ainda a Comoc o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), os secretários executivos dos Ministérios do Planejamento e da Fazenda, o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, o secretário do Tesouro Nacional e quatro diretores do Banco Central.
Agencia Brasil\

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO