22.2 C
Rondonópolis
sexta-feira, abril 26, 2024

MT produz novas variedades de algodão resistente à viroses

Quatro novas variedades de algodão serão lançadas pré – comercialmente pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, durante a Visita Técnica de Algodão 2008 que se realizará a partir desta terça-feira (1ª de julho) nas principais regiões produtoras de Mato Grosso.
Com os nomes de FMT 523, FMT 701 Plus, FMT 705 e FMT 707, as novas variedades darão segurança e sustentabilidade aos cotonicultores. Todas são resistentes à virose e bacteriose e apresentam excelente qualidade de fibra, além de alto potencial produtivo. As informações são da Fundação Mato Grosso.

A FMT 523, cultivar de ciclo precoce que será indicada para a finalização de plantio e o cultivo de safrinha produziu em uma área de cinco hectares destinados para produção de sementes de algodão, 346@ por hectare (ha). Esta área faz parte do campo experimental da Fundação MT localizado no município de Rondonópolis, região em que a média de produtividade varia de 250 a 270@/ ha. Excelente qualidade de fibra e tolerância à ramulária complementam as características da FMT 523. Dessa forma a Fundação MT deve fornecer alternativas de cultivares de ciclo precoce de soja (TMG 123) e de algodão (FMT 523).
Maior tolerância à ramulária e melhoria da qualidade de fibra são as principais características da FMT 701 Plus que a diferenciam em relação à FMT 701, cultivar já consagrada no mercado mato-grossense.
Resistência à ramularia e aos nematóides do algodoeiro são as principais características das variedades FMT 705 e FMT 707. De acordo com Paulo Aguiar, gestor do Programa de Melhoramento Genético de Algodão da Fundação MT, o cultivo destas variedades possibilitarão ao produtor reduzir número de aplicações de fungicidas.
Fundação MT

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO