21.3 C
Rondonópolis
terça-feira, abril 23, 2024

Quadrilha de roubo de cargas é presa em Rondonópolis

Seis meses de investigações culminaram na madrugada do ultimo domingo (29.06) na desarticulação de uma quadrilha de assaltos e roubo de cargas de combustíveis. Cinco pessoas foram autuadas em flagrante e sete indiciados por roubo, formação de quadrilha e corrupção de menores. Dois são menores de 18 anos. A operação levou o nome de “Polvo”, devido aos tentáculos da organização criminosa com atuação em diversos municípios da Região Sul do Estado.
O grupo foi detido por policiais civis da Delegacia de Repressão a Roubo e Furto de Veículos Automotores (DERFVA) da Polícia Judiciária Civil, por volta da 1 hora, na Serra da Petrovina, próxima a Rondonópolis (212 km ao Sul), depois de roubar um caminhão bitrem, Volvo 380, com mais de 40.000 litros de óleo diesel e manter em cativeiro o motorista Antonio Batista da Silva, por cerca de 8 horas. O motorista teve o caminhão roubado no sábado por volta das 16 horas.
Duas mulheres jovens e bonitas eram usadas para atrair caminhoneiros. Neste roubo, uma jovem de 23 anos e uma adolescente de 17 pegaram carona com o motorista em Alto Garças e quando estavam próximos à Serra da Pretovina, elas solicitaram uma parada; Nesse momento os comparsas que vinham escoltando o veículo, agiram. Com um revolver 38, três homens renderam o motorista, que foi ainda amarrado, amordaçado e mantido refém sob a guarda das duas mulheres e um homem, em um matagal próxiimo
Outros dois e um terceiro que está foragido levaram o caminhão até Rondonópolis, mas devido ao bloqueio do caminhão eles foram obrigados a retornar até o cativeiro, na Serra da Petrovina, para pegar o motorista com o intuito de conseguir a liberação do veículo e também buscar os três que vigiavam o condutor. No entanto, foram detidos por policiais civis que desde sábado monitoravam o grupo e libertada a vítima. “O pessoal havia trazido a carreta até Rondonópolis e voltado para pegar as duas mulheres e o adolescente, quando foram surpreendidos pela polícia”, disse o delegado Roberto Amorim, da DERFVA, de Cuiabá, que comandou toda a ação.
As investigações levantaram que o líder da quadrilha é um presidiário da Penitenciária da Mata Grande, de Rondonópolis, identificado pelo nome de “Gauchinho”, que com ajuda da mulher dele e de pelos menos seis outras pessoas, promovia assaltos a cargas de carretas em toda a região Sul do Estado. O reeducando cumpre pena por roubo de carga de caminhões, entre outros delitos. Os dois serão indiciados pela ação criminosa.
Estão presos: Daniele Ferreira Tomaz, 23, Fabiano Roberto Maia, 23, Douglas da Silva, 27 e dois menores, uma menina de 17 anos e um adolescente de 16, detidos por ato infracional. Além deles, participou da ação o irmão de Douglas, que está foragido.
O caminhão foi recuperado na cidade de Rondonópolis, próximo ao posto Julia, saída da cidade.
De acordo com o delegado Roberto Amorim, a polícia está tentando localizar o receptador da carga, avaliada entorno de R$ 50 mil. Segundo ele, o grupo é suspeito de pelo menos 16 roubos de carretas na região. “A delegacia investigava uma média de dezesseis roubos de cargas, entre grãos, combustíveis e veículos”, afirma Amorim.
Assessoria PUC-MT /SECOM

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO