30.4 C
Rondonópolis
sexta-feira, abril 26, 2024

Municípios ganham reforço no serviço de reabilitação do SUS

O Estado iniciou a entrega de kits de reabilitação para 30 municípios do interior do Estado. Os kits fazem parte do Programa de Descentralização dos Serviços e tem o investimento de R$ 780 mil, oriundos do Ministério da Saúde com a contrapartida de 10% do Estado.

As assinaturas dos Termos de Cessão dos kits de reabilitação acontecem no gabinete do secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro. Até a primeira quinzena do mês de Junho serão totalizadas as entregas.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, “a entrega confirma o reforço do Governo do Estado ao Plano de Regionalização da Saúde. Já temos implantadas 99 Unidades Descentralizadas de Reabilitação (UDRs). A nossa meta é de 100% de cobertura . Para o ano de 2008 teremos mais 10 UDRs. O nosso objetivo é atender o usuário do SUS no local onde ele mora, evitando assim o deslocamento para a Capital”.

Os municípios contemplados e que já receberam seus kits foram: Nova Santa Helena, Santa Rita do Trivelato, Colíder, Nova Monte Verde e Nova Ubiratã. Os novos contemplados são: Porto Alegre do Norte, Novo Mundo, Nova Bandeirantes, Apiacás e Carlinda. Até o dia 15 de Junho serão definidos os nomes dos outros 20 municípios aos quais serão entregues os outros kits.

Os kits são compostos de 46 itens para a otimização do funcionamento das Unidades Descentralizadas de Reabilitação com equipamentos como Divã, aparelho de ultra-som fisioterápico, rampa com taboas de equilíbrio e barras paralelas, cadeiras de rodas, andadores, dentre outros.

A representante de secretário municipal de Saúde de Colíder, Denise Pontes Duarte, disse que o recebimento dos kits vai ajudar a melhorar o atendimento dos usuários do SUS no município. “O município tem 30 mil habitantes e, atualmente, atendemos a uma média de 150 pessoas/mês, resultando em 500 procedimentos em reabilitação. Com esses kits vamos poder atender melhor a nossa clientela, com serviço de excelência e, o que é melhor, sem que precisem sair do município para outros centros”, disse.

O prefeito de Nova Ubiratã, Osmar Rossetto, concordou. “Temos 10 mil habitantes em nosso município e, como o município tem como atividades econômicas a pecuária e a extração de madeira, os acidentes relacionados ao trabalho acontecem. Os kits de reabilitação vão ajudar no sentido de recuperar esses pacientes, evitando a saída do município e proporcionando rápida recuperação além de evitar a vinda para a capital”, explicou o prefeito.

“Os aparelhos vêm atender a uma necessidade premente do município de Nova Monte Verde”, comentou o prefeito Nelson Lehfbach. “Com cerca de 8.200 habitantes o nosso município precisava de atendimento de qualidade no setor da reabilitação física de pacientes. A alternativa mais próxima seria o município de Alta Floresta, a 160 quilômetros de distancia de Nova Monte Verde. Agora eles poderão ser atendidos aqui mesmo, onde moram o que significa um avanço em Saúde para nosso município”.

  A diretora do Centro Integral de Reabilitação Dom Aquino Correa (Cridac), Lucia Provenzano, disse que “é gratificante ver a reação dos que recebem os kits e perceber que não só a população local é beneficiada com esse investimento dos Governos. O atendimento interiorizado da Reabilitação contribui, também para reduzir a demanda na sede do Cridac que, assim, fica liberado para atender a outros usuários que ainda não possuem esse serviço em seus municípios de origem”.

JESIEL PINTO
Assessoria/SES-MT

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO