24 C
Rondonópolis
sábado, abril 20, 2024

Sanear adquire equipamento para detectar ligações clandestinas de água e esgoto

Um novo equipamento de georadar adquirido pelo Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) vai prevenir uma série de problemas nas redes de distribuição de água e esgoto, identificando locais onde existem possíveis ligações clandestinas de forma mais rápida e irregularidades que frequentemente geram problemas para os consumidores.

O equipamento possui um sensor que emite frequências eletromagnéticas para detectar obstáculos subterrâneos, gravando as informações captadas e a localização GPS (Sistema de Posicionamento Global) de todos os tipos de tubos, cabos e materiais instalados abaixo do solo.

A utilização do equipamento facilita o trabalho das equipes do Sanear, principalmente para evitar a necessidade de cavar áreas em busca de ligações clandestinas de água e esgoto.

Com o aparelho em operação, serão reduzidos prejuízos provenientes de instalações clandestinas, casos em que são necessárias manutenções e custos com substituição de tubulações danificadas. Serão verificadas também, as viabilidades no solo onde serão executadas novas obras e a localização de redes.

Uma equipe de técnicos, operadores e engenheiros recebeu qualificações nos últimos dias para operar as funções do aparelho.

"O investimento realizado e a adoção de medidas preventivas reduzirá significativamente os custos com substituição de equipamentos nas redes de água e esgoto e também será possível antecipar problemas, buscar correções para a execução de obras, evitando manutenções não programadas", explicou o Diretor-Técnico do Sanear, Hermes Ávila.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO