Prefeito se reúne com Tampinha para conversa sobre implantação do Internet para Todos no município

Política

Redação 27 acessos



Contemplar Rondonópolis com o programa Internet para Todos. Esse foi o assunto da reunião entre o prefeito Zé Carlos do Pátio e o assessor especial do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovaçvar internet banda larga para 40 mil pontos do pais, o Internet para Todos utilizará um satélite brasileiro para disponibilizar o serviço a locais ainda carentes de conexão, priorizando escolas e unidades de saúde. Segundo o assessor, os investimentos no satélite são da ordem de R$3 milhões.

Tampinha ressaltou que com o lançamento do satélite brasileiro, Mato Grosso vai entrar na era digital, já que, atualmente, o estado é carente desse serviço, especialmente em assentamentos e áreas indígenas da zona rural.

“A preferência do Ministério é começar na área rural, porque hoje há municípios que têm distritos sem sem comunicação. Uma internet 4G que permite à população falar através do WhatsApp, coloca-se um roteador que permite o acesso via wifi e a utilização de celulares. Tendo o público consumidor, o local também fica mais atrativo para a instalação de empresas de telefonia”, ressaltou o assessor. Ele também explicou a escolha por trazer o programa para o município. “Rondonópolis é a segunda cidade do Mato Grosso em desenvolvimento industrial”, destacou.

Zé do Pátio ressaltou a importância de Rondonópolis no setor de ciência e tecnologia e citou exemplos. “Nosso município está se tornando uma referência em ciência e tecnologia. No ano passado tivemos a Feira de Ciência e Tecnologia de Rondonópolis e, hoje, temos jovens daqui se sobressaindo nessa área e sendo convidados para dar sua contribuição no exterior. Então, a cidade está virando uma grande referência nacional e mundial nesse setor. Além disso, temos a nova sede do Senai, que foi instalada aqui com uma grande estrutura”, lembrou.

Durante o encontro, o prefeito assinou o documento que será protocolado no Ministério. “Para que o Internet para Todos seja implantado em Rondonópolis é preciso que o prefeito encaminhe a solicitação ao Ministério e indique os locais onde devemos instalar a banda larga 4G”, esclareceu Tampinha. “Se isso for feito agora, o serviço estará disponível em Rondonópolis ainda no primeiro semestre deste ano”, completou.

Participaram da conversa o secretário de Desenvolvimento Econômico, Milton Mutum, e o coordenador do Gabinete de Apoio à Segurança Pública (Gasp), Valdemir Castilho, o Biliu.

Comente, sua opinião é Importante!