32.2 C
Rondonópolis
terça-feira, abril 23, 2024

Engenheiro fala da importância de projeto de construções e edificações

George Michael da Silva, engenheiro civil em visita a redação do Jornal Folha Regional na última Quinta feira, faz um alerta aos donos de residências que fazem reformas em suas casas, ou aqueles que vão construir ou estão construindo as suas edificações. Muitas pessoas estão desinformadas e não entendem muito bem e não dão qualquer importância no planejamento da sua construção. Com relação ao assunto ele esclarece;

“É importante que o proprietário do imóvel a ser reformado ou construído esteja atento as necessidade de encaminhar a documentação de praxe para os órgãos competentes do setor. Em primeiro lugar é preciso distinguir bem o papel do engenheiro e do arquiteto, o engenheiro atua de forma incisiva na parte técnica da obra, já o arquiteto se atem as questões da estética, do visual do imóvel.

Posteriomente um engenheiro deve ser contratado afim de encaminhar a documentação para a Secretaria de Planejamento levando em mãos a seguinte documentação; Cinco cópias do projeto com a escritura do imóvel, informação sobre a dimensão do imóvel, custos do projeto com encaminhamento ao Conselho Regional de Engenharia (CREA). Aguardar a guia de aprovação do projeto que pode demorar de 20 a 30 dias de acordo com a demanda no órgão, Contrato de Compra e Venda reconhecido em Cartório, cópia da matrícula atualizada, termo de plantio, nota de alinhamento completo do lote, análise do solo que deve ser feita por um especialista geólogo, e ainda os documentos pessoais do proprietário.

Uma grande “dor de cabeça” pode ser evitada se toda a reforma ou construção estiver efetivamente documentada, se o proprietário resolver vender o imóvel e não tiver a documentação legal certamente vai haver uma demora muito maior para que a transação comercial seja feita. Por isso é importante o apoio estrutural de um engenheiro, o nosso interesse é ajudar esse proprietário desinformado a resolver o seu problema. O projeto de construção é muito importante e gera mais economia nos custos da obra, é bom ressaltar aqui que para os financiamentos na Caixa Econômica é preciso também uma vasta documentação para que os recursos estejam o mais rápido possível na conta do proprietário.

Nós engenheiros trabalhamos com os sonhos das pessoas é um ciclo de vida, afinal todos merecem ter a sua casa própria. Então para finalizar o engenheiro faz o projeto residencial e comercial, o projeto de prevenção e combate a incêndio. Presta consultoria e regularização de imóveis, faz o gerenciamento da construção. Quero agradecer por este espaço, onde a informação se faz necessária e sem dúvida é de grande utilidade. Estou a disposição dos interessados em construir ou reformar o seu imóvel, afim de tirar quaisquer dúvidas sobre o assunto. Podem me contatar pelo telefone 66 984 04 99 96. Salientou o engenheiro George Michael da Silva.

Redação: Denis Mares

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO