Engenheiro fala da importância de projeto de construções e edificações

Economia

Redação 114 acessos



George Michael da Silva, engenheiro civil em visita a redação do Jornal Folha Regional na última Quinta feira, faz um alerta aos donos de residências que fazem reformas em suas casas, ou aqueles relação ao assunto ele esclarece;

“É importante que o proprietário do imóvel a ser reformado ou construído esteja atento as necessidade de encaminhar a documentação de praxe para os órgãos competentes do setor. Em primeiro lugar é preciso distinguir bem o papel do engenheiro e do arquiteto, o engenheiro atua de forma incisiva na parte técnica da obra, já o arquiteto se atem as questões da estética, do visual do imóvel.

Posteriomente um engenheiro deve ser contratado afim de encaminhar a documentação para a Secretaria de Planejamento levando em mãos a seguinte documentação; Cinco cópias do projeto com a escritura do imóvel, informação sobre a dimensão do imóvel, custos do projeto com encaminhamento ao Conselho Regional de Engenharia (CREA). Aguardar a guia de aprovação do projeto que pode demorar de 20 a 30 dias de acordo com a demanda no órgão, Contrato de Compra e Venda reconhecido em Cartório, cópia da matrícula atualizada, termo de plantio, nota de alinhamento completo do lote, análise do solo que deve ser feita por um especialista geólogo, e ainda os documentos pessoais do proprietário.

Uma grande “dor de cabeça” pode ser evitada se toda a reforma ou construção estiver efetivamente documentada, se o proprietário resolver vender o imóvel e não tiver a documentação legal certamente vai haver uma demora muito maior para que a transação comercial seja feita. Por isso é importante o apoio estrutural de um engenheiro, o nosso interesse é ajudar esse proprietário desinformado a resolver o seu problema. O projeto de construção é muito importante e gera mais economia nos custos da obra, é bom ressaltar aqui que para os financiamentos na Caixa Econômica é preciso também uma vasta documentação para que os recursos estejam o mais rápido possível na conta do proprietário.

Nós engenheiros trabalhamos com os sonhos das pessoas é um ciclo de vida, afinal todos merecem ter a sua casa própria. Então para finalizar o engenheiro faz o projeto residencial e comercial, o projeto de prevenção e combate a incêndio. Presta consultoria e regularização de imóveis, faz o gerenciamento da construção. Quero agradecer por este espaço, onde a informação se faz necessária e sem dúvida é de grande utilidade. Estou a disposição dos interessados em construir ou reformar o seu imóvel, afim de tirar quaisquer dúvidas sobre o assunto. Podem me contatar pelo telefone 66 984 04 99 96. Salientou o engenheiro George Michael da Silva.

Redação: Denis Mares

Comente, sua opinião é Importante!