25.2 C
Rondonópolis
sábado, abril 27, 2024

Helenice Mardine Acuna – (Pioneira, ex proprietária do Restaurante EDUBEN)

“Tivemos a honra de trabalhar com o Aquino, garçon de primeiríssima qualidade hoje empresário bem sucedido dono da Peixaria do Aquino uma das mais tradicionais da cidade”
Natural de Miranda MS, quando seus pais Benjamim Mardine e Laura Marciel mudaram para Campo Grande MS ela tinha apenas dois anos de idade. O comércio sempre esteve presente na vida dessa família, e assim os seus irmãos Benjamim, Juvenal, Jorge, Diva, Maria e Marcos tiveram diante desse clima de trabalho uma boa educação.
JornalFolha Regional; Como transcorreu a sua trajetória de vida em Mato Grosso do Sul ?
Helenice; Meus pais saíram de Miranda para Campo Grande, onde a família era proprietária de um hotel. Estudei em Campo Grande atéos 16 anos, quando completei 17 anos mudamos para a cidade dePonta Porã, lá passamos momentos difíceis. Minha mãe faleceu prematuramente, mascom fé em Deus superamos as dificuldades nos deu muita força. Soufreqüentadorada IgrejaBatista, desde de criança.
JFR;Como foi o inicio da formação de sua família, esposo , filhos etc. ?
Helenice;Com 23 anos de idade conheci o meu esposo Eduardo Alberto Acuña Ruiz na cidade de Ponta Porã, onde me casei permanecemos até o ano de1972. Após, fomos para a cidade de Três Lagoas a convite da direção da Construtora Tenenge Engenharia, onde tínhamos uma pizzaria, ficamos lá até o ano de 1975. Eu vim de berço humilde, mas tive que aprender todos os segredos da cozinha, e desta forma acabei desenvolvendo bem o meu trabalho.
JFR;O que motivou a mudança para a cidade de Rondonópolis?
Helenice;Nós viemos à Rondonópolis em busca de progresso, melhoria de vida, nós tínhamos uma pizzaria em Três Lagoas. O meu saudoso esposo Eduardo Alberto veio conhecer Rondonópolis, aqui já residia a minha irmã que era esposa do pastor Isaias. De imediato ele gostou da cidade e decidiu de vez a nossa vinda para Rondonópolis. Chegamos aquino ano de 1976 acompanhados pelos nossos filhos Eduardo Alberto e Benjamim Cristovão. Em 1977 compramos aqui a nossa casa própria.
JFR; Como foi a adaptação da família em solo rondonopolitano, o Restaurante Eduben foi bem aceito pela sociedade?
Helenice;A nossa chegada em Rondonópolis, foi maravilhosa, deu tudo certo, sempre fomos felizes aqui. O Restaurante EDUBEN surpreendeu, nós mantivemos um padrão de bom atendimento, e aos poucos fomos conquistando nossos clientes. Juízes, gerentes de banco, professores, alunos e comerciantes em geral. A nossa localização era estratégica, fomos crescendo, e a cada dia melhorávamos a qualidade dos nossos serviços, sempre com o máximo respeito aos nossos clientes.
JFR; Apesar das experiências gastronômicas que a senhora teve, como era constituído o cardápio do EDUBEN?
Helenice; Nós servíamos de tudo, congelados, a lacarte que é uma expressão francesa que significa“a carta,” no restaurante é serviço escolhido. Serviamostambémlanches, saladas, tínhamos toda a estrutura de apoio aos serviços de gastronomia. Trouxemos também ogarçon Abdias que trabalhava no restaurante da CESP “Centrais Elétricas SP.” Tivemos a honra de trabalhar com o Aquino, garçon de primeiríssima qualidade, hoje empresário bem sucedido, dono da Peixaria do Aquino, uma das mais tradicionais da cidade. Na cozinha tive a colaboração da Luzia que muito nos ajudou. Recebermos muitos elogios dos nossos clientes, o povo desta cidade, essa maravilhosa gente rondonopolitana que muito nos valorizou.
JFR;Para finalizarmos essa entrevista, deixe a sua mensagem aos amigos, e população de rondonopolitanos, sobretudo à aquelas pessoas que foram clientes do EDUBEN.
Helenice; Quem conheceu o Restaurante EDUBEN certamente não se esquece, foi um bom tempo que marcou a nossa sociedade. Valeram as minhas experiências na gastronomia, fui também professora e contadora em Mato Grosso do Sul. A nossa família continua inserida no contexto desta cidade, meu filho Eduardo estará inaugurando em breve no dia 24 deste mês no Casario o projeto “Casa do Rio.” Nós amamos esta cidade e essa gente maravilhosa de Rondonópolis, sou muito grata à todos.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO