32.3 C
Rondonópolis
quarta-feira, abril 24, 2024

Sondagem verifica qualidade da obra de revitalização asfáltica

As obras de revitalização asfáltica estão avançando pela Avenida Bandeirantes. Já são mais de 13 mil metros quadrados que foram completamente restaurados e receberam o novo pavimento, mais resistente e mais duradouro. Para garantir que a obra seja executa com qualidade e atenda as exigências contratuais são realizados estudos por meio da técnica de sondagem.

Com o auxílio de uma máquina, é perfurado e retirado do local uma mostra com cerca de dez centímetros de diâmetro que atesta se o pavimento está sendo aplicado com a espessura contratada pelo município que, nesse caso, é de cinco centímetros. Todo o processo é acompanhado por um engenheiro do município responsável pela fiscalização da obra.

O engenheiro Roberto Carlos Martins Junior, lidera a equipe operacional da empresa contratada para fazer os serviços e explicou que por meio dessa sondagem é verificado também o grau de compactação que está sendo realizado na obra. Roberto Carlos disse que após a aplicação do pavimento, a cada 100 metros é realizada a sondagem em pontos aleatórios da via.

Além da mostra, são feitos ensaios diários no laboratório para identificar o teor de betume, equivalência de areia e ainda a densidade do concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), tipo de asfalto que está sendo aplicado na obra.

Após concluir toda a extensão da Avenida Bandeirantes, o trabalho vai continuar pelas ruas Arnaldo Estevão, José Barriga, Fernando Corrêa e avenidas Frei Servácio, Dom Wunibaldo, Ponce de Arruda, Tiradentes, Rui Barbosa, Marechal Dutra, Cuiabá, Amazonas e Marechal Rondon.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO