32.1 C
Rondonópolis
quinta-feira, abril 25, 2024

Equipes de Mato Grosso conquistam dois ouros em Torneio de Robótica

As equipes de robótica do Sesi Escola de Cuiabá e Várzea Grande subiram ao topo do pódio no Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League, realizado nos dias 24 e 25, em Goiânia. A equipe Brotherhood conquistou o 1º lugar em Solução Inovadora e a Young Creators o 1º lugar em Estratégia e Inovação do Robô na etapa regional da competição, que reuniu 36 equipes de estudantes do Centro-Oeste, entre 09 a 16 anos.
Para a estudante Lívia Pessoa, de 14 anos, a competição foi emocionante. “Nós nos dedicamos muito e o nosso resultado foi por aquilo que merecíamos e nos esforçamos para fazer. Não consigo explicar a emoção de ouvir nosso nome sendo anunciado como 1º lugar. Tudo valeu a pena. Fico feliz por ter fechado minha história do melhor jeito possível, com as melhores pessoas e técnicos”, disse ela, que concluiu sua última participação no torneio como competidora da Brotherhood.
Integrante da Young Creators, Jeffisley Pereira, de 13 anos, disse que o troféu foi uma surpresa. “Ganhamos na categoria que menos esperávamos e isso com certeza fará parte da memória de todos nós a vida toda. Entrei na robótica pensando em melhorar meus defeitos e aperfeiçoar minhas qualidades, afinal a vida nos dá um passo, mas quem tem de andar somos nós. E acho que consegui”, conta.
Soluções para desperdício de água
O Projeto MORA (Monitoramento Racional da Água), da Equipe Young Creators, descobriu durante o período de pesquisas que boa parte do desperdício de água ocorre dentro de casa, como torneiras pingando, por exemplo. O gasto extra, que muitas vezes não é percebido, ganhou uma solução com o projeto da equipe, que desenvolveu o protótipo de um aplicativo de celular. Com ele, os consumidores poderiam coletar dados de consumo, identificar e estancar vazamentos, com um dispositivo instalado no cano mestre da caixa d`água.
Já a equipe Brotherhood apresentou o Projeto Cloringaçu, que utiliza uma solução, composta por sementes da planta Moringa e o Coco de Babaçu, com adicional de cloro, para limpar a água desperdiçada com o uso da máquina de lavar roupa. Assim, a proposta é utilizar a água descartada, com sabão e amaciante, que pode chegar a 200 litros dependendo da lavadora, armazená-la e aplicar a solução natural. Após o processo, a água poderia ser reutilizada para banho, descarga ou até mesmo para lavar roupa novamente.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO