Dezembro Vermelho será marcado por campanha de conscientização para proteger contra a Aids e outras DSTs

Saúde - DEZEMBRO VERMELHO

Redação 58 acessos



Neste Dezembro Vermelho, mês dedicado ao enfrentamento da Aids, o Departamento de Ações Programáticas da Secretaria Municipal de Saúde está com extensa programação de prevenção, diagnósticoa manhã, a Pasta, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), fará uma mobilização na BR-364 com palestras educativas e exames para detectar Aids, hepatite e sífilis. O público-alvo da ação são os caminhoneiros.

“Constatamos um aumento significativo dos casos de Aids nos motoristas de caminhão e em suas esposas. Por isso, estamos focando essa ação na categoria”, esclarece a gerente do Departamento de Ações Programáticas, Mariúva Valentin.

Outro evento que ocorre nesta sexta-feira é uma missa em atenção às pessoas que vivem com Aids, na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, às 19h.

Os detentos da Mata Grande também estão sendo contemplados com atividades alusivas à data. Além das palestras, estão sendo realizados no local, desde o dia 29 de novembro, exames de Aids, hepatite, sífilis e, aproveitando a oportunidade, também de tuberculose e hanseníase. A ação segue até o final do mês.

Também serão promovidas palestras e feito um trabalho de orientação e alerta nas escolas municipais.

Além dessas ações, durante todo o mês de dezembro a Secretaria de Saúde vai fazer rotas noturnas de distribuição de preservativos nos pontos de prostituição da cidade.

Mariúva ressalta, ainda, que os postos de saúde do município sempre têm preservativos masculinos para a população retirar e que também já estão à disposição camisinhas femininas.

Estão juntos como parceiros nas mobilizações do Dezembro Vermelho a Associação do Movimento das pessoas com DST/Aids de Rondonópolis – Amparo à Vida, o Grupo de Apoio aos Travestis e as Pastorais da Aids, da Mulher Marginalizada e a Familiar.

Comente, sua opinião é Importante!