30.4 C
Rondonópolis
sexta-feira, abril 26, 2024

Obras de recapeamento seguem em ritmo acelerado na Região Central

As obras de recapeamento da região central do município lançadas pelo prefeito Zé Carlos do Pátio no final do mês de outubro continuam a pleno vapor e não devem parar, e não há qualquer ordem o decisão para uma paralisação.
Na realidade há uma decisão do conselheiro interino do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Luiz Carlos Pereira, que determinou a suspensão imediata da licitação promovida pela Prefeitura de Rondonópolis para contratação da Construtora Tripolo Ltda, para execução de parte dos serviços de lama asfáltica em diversas ruas e avenidas de Rondonópolis, que é outra obra da Prefeitura que não tem relação alguma com o recapeamento do centro.
São duas obras e situações diferentes, a começar pelo tamanho da obra, o recapeamento é praticamente a reconstrução de todo o asfalto e o microrevistimento é apenas a cobertura do piso para que a durabilidade aumente.
O microrevistimento tem previsão de ser realizados em bairros da cidade e o prefeito Zé Carlos do Pátio vai recorrer da decisão do TCE, pois entende que não houve qualquer tipo de irregularidade na contratação desta obra.
A Construtora Tripolo Ltda, segundo a Prefeitura, ainda não começou os serviços de aplicação da lama asfáltica que é objeto da ação do TCE. O serviço previsto para ser executado, conforme explica o Paço Municipal, faz parte de um convênio com o governo do Estado de Mato Grosso, a obra deve custar em parceria com o governo do Estado cerca de R$ 5,5 milhões.
Por outro lado, a obra de recapeamento está sendo executada pela empresa Amil e foram orçadas em R$ 10,8 milhões. Os recursos para este investimento, por parte do Município, é próprio e não há convênios com os governos estadual e federal. Isso mostra uma preocupação latente no início do atual mandato em economizar para que houvesse sobra de recursos para investimentos deste tipo.
O trecho que está sendo feito tem 17 quilômetros e compreende as ruas Arnaldo Estevão de Figueiredo, José Barriga, Fernando Correa da Costa, as avenidas Bandeirantes, Amazonas, Frei Servacio, João Ponce de Arruda, Tiradentes, Dom Wunibaldo, Rui Barbosa, Cuiabá, Marechal Dutra e Marechal Rondon.
O primeiro trecho a ser trabalhado compreende a avenida Bandeirantes e o serviço está sendo feito não somente durante a semana como nos feriados, sábados e domingo. Para garantir uma ótima qualidade no trabalho, o material do antigo asfalto, já sem condição de uso está sendo marcado e retirado para receber uma cobertura superior a cinco centímetros de recapeamento de asfalto quente, que tem mais qualidade e durabilidade.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO