20.8 C
Rondonópolis
quinta-feira, abril 25, 2024

Empresários rondonopolitanos se unem para fundar a Cooperativa Geradora de Energia Solar – A primeira de Mato Grosso

A instituição de caráter cooperativista está em pleno vapor, empresários de nossa cidade contemplando a grande necessidade e urgência em economizar nos custos da energia elétrica que estão à cada dia mais elevados, trazem para Rondonópolis o modelo cooperativista do consumo da energia elétrica. Pedro José Canevazzi, eletrotécnico especialista no setor e fundador da cooperativa, cursando Engenharia Elétrica em uma faculdade local, fala a nossa reportagem e nos dá mais detalhes sobre o funcionamento e os objetivos da empresa coletiva, que segundo ele pretende ser de grande utilidade aos consumidores;
“Este é um momento muito especial para toda sociedade rondonopolitana e mato – grossense, dentro em breve teremos a energia solar gerando eletricidade. A COOGESOL segue normativas da ANEEL “Agência Nacional de Energia Elétrica” que por sua vez autoriza as concessionárias a aceitarem projetos de mini geração distributiva. A Resolução Normativa 482 de 2012 autoriza oficialmente a liberação da energia compartilhada caracterizada pela reunião de consumidores, dentro da mesma área de concessão, permissão por meio de cooperativas ou consórcios. A COOGESOL é a primeira cooperativa de energia solar em Mato Grosso.
Essa modalidade é nova no Brasil, mas já existe em vários países do mundo como no Japão, China, Estados Unidos, França e Inglaterra. Em nosso país a primeira usina solar está em funcionamento na cidade de Paragominas no nordeste do Estado do Pará. Naquela região paraense 23 empresários se reuniram em torno do projeto investiram R$ 600 mil na micro usina. A fatura de luz chega a ser baixa com um custo de até 80% a menos do que no custo da energia elétrica convencional. Assim dois grandes objetivos são atingidos através das micro usinas, o primeiro é a geração de energia limpa e o segundo a economia.
A cooperativa pode financiar os equipamentos que são importados, já estão abertos os financiamentos para o setor nas instituições de crédito Banco Santander, SICRED, SICCOB, e BNDES. Os custos serão financiados pelos cooperados que terão 40% de desconto no custo pós-operativo desses equipamentos. Esse investimento está sendo feito por um grupo de grandes empresários rondonopolitanos. Citando ainda a como exemplo a usina dos cooperados em Paragominas, ela é composta por 288 placas fotovoltaicas, que possuem capacidade de produção média de 11.500 Kw/h por mês. Essa energia gera créditos que depois serão rateados entre os cooperados, e abatendo diretamente nos custos da energia. A energia solar de mini geração atinge o patamar de 111 Megawatts (MW) de capacidade instalada. Destes 77,6 (MW) mais de 60% são provenientes da fonte solar fotovoltaica, capaz de gerar energia elétrica suficiente para abastecer mais de 45.000 residências.
Na área operacional já há vários cursos em empresas do ramo eletrotécnico no país, aqui em Rondonópolis a empresa “Canevazzi Energia Solar Soluções Energéticas” será a instaladora e operadora da usina. Para tanto, estaremos ministrando também cursos especializados para os instaladores, técnicos e engenheiros.
A COOGESOL cooperativa rondonopolitana, é constituída inicialmente por 25 empresários que já preveem a entrada em funcionamento para o mês de Junho do ano que vem, ou seja, em 2018. O equipamento gerador da energia solar em elétrica será instalado na região do anel viário, incentivamos os consumidores para que busquem maiores informações sobre o setor, e participem dessa nova modalidade para economizar gerando os seus KWTS muito mais baratos. Contando ainda, que essa energia gerada que pode exceder em acumulo favorável ao consumidor, terá uma espera de três anos para ser gasta, após esses três anos totalmente zerada. Esta é uma oportunidade para utilizarmos a energia limpa, promovendo mais qualidade para o meio ambiente e para a população.”
Salientou Pedro Canevazzi fundador e primeiro presidente da Cooperativa em Mato Grosso, maiores informações sobre o projeto ligar 66 996 31 66 04.
Denis Maris da Redação

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO