28.8 C
Rondonópolis
sábado, abril 20, 2024

Caps AD lança mão do esporte na luta contra a dependência química

Setenta pacientes, entre 17 e 65 anos, do Centro de Apoio Psicossocial de Álcool e outras Drogas (Caps AD) participam, a partir desta segunda-feira (06) até a próxima quinta-feira (09), das Olimpíadas Esportivas que vão acontecer na unidade do Caps AD e na Praça da Saudade. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Esportes em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Serão nove modalidades: bozó, ping-pong, quebra-cabeça, dama, dominó, futsal, basquete, polo aquático e pebolim. Dessas, basquete e futsal serão disputadas na Praça da Saudade e as outras na unidade do Caps AD, das 17h30 às 20 horas.

O campeonato é uma oportunidade para desmistificar o tratamento contra o alcoolismo e as drogas e mostrar para a sociedade que existem alternativas que vão além da internação. “Buscamos diminuir o estigma dos pacientes e mostrar às pessoas que é possível cuidar dos indivíduos que estão em recuperação aliando o esporte à terapia e, assim, promover a integração de corpo, mente e espírito, superando preconceitos”, sublinha a coordenadora do Caps AD, Rosângela Nogueira.

Segundo a gerente do Departamento de Esporte e Lazer da Secretaria de Esportes, Roseane Prado, entre os objetivos dos jogos está estimular o entrosamento entre os pacientes e a família e levar os parentes daqueles que estão em processo de recuperação até o Caps AD para que eles possam conhecer o trabalho realizado. Assim, os familiares vão descobrir que a prática de atividades físicas é mais uma ferramenta de apoio para vencer a dependência química e poderão dar seu apoio, participando do processo de reabilitação do recuperando.

Ao final das olimpíadas, que terá duas equipes disputando as diversas modalidades, o time vencedor vai receber medalhas e troféus e ganhar uma sessão de cinema.

O Caps AD fica na Av. Augusto de Moraes 470.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO