28.2 C
Rondonópolis
sexta-feira, abril 26, 2024

Coder recebe triturador orgânico da Prefeitura de Rondonópolis

Uma máquina de triturar galhos, troncos de pequena espessura, folhas e demais materiais orgânicos será entregue pela Prefeitura de Rondonópolis à Coder, Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis já neste mês de novembro de 2017. A conquista desse equipamento vai atingir, positivamente, tanto a prestação de serviço público quanto a iniciativa privada bem como a agricultura familiar. Ou seja, a produção do triturador vai beneficiar a comunidade, o meio ambiente, a indústria por meio das secretarias de Meio Ambiente (Semma), de Agricultura, a própria Coder e o setor privado.
Adquirida por 184 mil reais, o equipamento tem capacidade para triturar galhos de até 30 cm de diâmetro.

A máquina tem por objetivo auxiliar nos serviços de coleta de material orgânico nos eco pontos da cidade. "Com essa máquina acreditamos reduzir e muito a quantidade e o volume das cargas que os caminhões têm de retirar dos eco pontos. Vamos economizar em número de viagens de cada caminhão e ainda otimizaremos o tempo gasto em cada limpeza desses locais", declarou Leandro Godoi, Diretor Técnico da Coder.

De acordo com informações prestadas pelo Secretário Municipal e Meio Ambiente, João Copetti Bohrer, esse triturador – que está em fase experimental pela Coder – vai atender a alta demanda da comunidade que reclama da superlotação nos eco pontos. Informou ainda que a Sema está resolvendo os trâmites burocráticos como a documentação da máquina e a forma jurídica legal para entregá-la à Coder. Informou também que a máquina foi adquirida com recursos próprios da Semma.

Além disso, com o triturador será possível diminuir o passivo ambiental,pois vai gerar subproduto que poderá ser utilizado nas caldeiras das indústrias e na compostagem orgânica como adubo. E esse adubo poderá ser utilizado pelo Departamento de Urbanismo da Coder no preparo dos canteiros públicos para o plantio de flores, gramas, árvores etc. Outro setor que será beneficiado com a compostagem orgânica será a agricultura familiar, pois os pequenos produtores terão acesso ao adubo para ser utilizado nas lavouras e hortas familiares.

O Diretor Presidente da Coder, José Severino da Silva Neto, o Nino, declarou que a grande demanda da comunidade concentra-se nas queixas de superlotação dos eco pontos. E essa saturação se deve ao fato de o material orgânicos como galhos de árvores, folhas e demais do gênero, ocupar muito espaço. "O material é pouco, porém faz muito volume. Com esse triturador, em pouco tempo poderemos reduzir grandes cargas em poucos metros de material picotado. E além de economizarmos em viagens, vamos economizar nos gastos financeiros. Outro ponto a ser considerado é a reutilização dessa árvore que fora cortada e ou podada pela comunidade. Se antes ela ia para o lixo; agora, após triturada, vai se transformar em adubo. Produto que será vendido, o que gerará lucro para administração", encerrou

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO