33.3 C
Rondonópolis
sexta-feira, abril 26, 2024

Prefeito recebe vereadores para discutir taxa do lixo

O prefeito Zé Carlos do Pátio recebeu o presidente da Câmara e os vereadores na tarde desta segunda-feira (23) para discutir a questão da cobrança da taxa do lixo de Rondonópolis. Por conta dos diversos questionamentos que os legisladores têm recebido da população, o prefeito abriu diálogo para saber como os contribuintes tem recebido a conta.

Cada vereador teve a oportunidade de expor as dúvidas da população e também de sugerir alguma opção para que a taxa seja cobrada da forma mais justa possível. Atualmente o valor cobrado custeia a coleta dos resíduos sólidos, o transporte e a destinação no aterro sanitário.

A Lei que instituiu a cobrança da taxa do lixo foi aprovada pela Câmara em 2013, por isso a tarifa teve de ser reajustada em 30%. O Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) está cumprindo as determinações da Lei Federal, municipal e do TAC firmado junto ao MPE por isso o início da cobrança.

Como forma de compensação da cobrança da taxa do lixo, o prefeito Zé do Pátio comentou que trabalhou na elaboração da nova lei do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) que segundo ele, cobra menos dos mais humildes e mais caro pelos terrenos da cidade.

A diretora geral do Sanear, Terezinha Souza, e o diretor técnico, Hermes Ávila, também participaram da discussão juntamente com secretários municipais.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO