Saúde intensifica atendimento às mulheres para buscar diagnóstico precoce

Editorial - OUTUBRO ROSA

Redação 179 acessos



Visando alertar e sensibilizar a população em geral sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama e de colo uterino, a Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com a buscam conscientizar a população sobre a importância da realização de exames preventivos ginecológicos e clínico de mamas, com o objetivo de prevenir o aparecimento do câncer de mama e de colo de útero, entre outras doenças decorrentes nas mulheres.

A principal atividade, que vai contar com o apoio da Apor, é a realização de exames de mamografia e ultrassonografia endovaginal, umas das principais demandas da rede pública de saúde e que tem eficiência na detecção de nódulos ou outros sintomas que caracterizam a presença do câncer.

A gerente do departamento de Ações Programáticas da Secretaria Municipal de Saúde, Mariúva Valentim Chaves, explicou que o município organizou uma série de ações que vão acontecer, principalmente, nos postos de saúde, os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), envolvendo o maior número de pessoas possível.

Serão realizadas palestras, exames preventivos, distribuição de materiais educativos, atividades em sala de espera, testes rápidos para sífilis, HIV e hepatite e também a imunização contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) de meninas entre 9 e 14 anos. O município também vai distribuir gratuitamente repelentes para as gestantes para prevenir doenças como o Zika e o Chikungunya.

A programação especial do Outubro Rosa vai terminar com uma caminhada, realizada em parceria da Apor e da TV e Rádio Centro América no dia 28 deste mês com largada e chegada no Rondon Plaza Shopping.

Comente, sua opinião é Importante!