22.1 C
Rondonópolis
sexta-feira, abril 19, 2024

Thiago Silva – vereador

Aos 35 anos e exercendo o 2º mandato, o nosso entrevistado desta semana pela coluna Espaço Aberto é o vereador Thiago Silva (PMDB). Nascido em Rondonópolis, Thiago Alexandre Rodrigues da Silva e desde pequeno, por influência do pai Joaquim Rodrigues da Silva, se interessava pelas questões políticas e sociais da cidade. Thiago é formado em Ciências Econômicas e possui pós-graduação em Administração Pública e Gerência de Cidades e também em Gestão Estratégica de Negócios. Há 16 anos é casado com Eliane Moreira da Silva e tem dois filhos Gabriel, 09 anos e Júlia Gabrielly, 03 anos. Na entrevista, o vereador fala sobre o movimento estudantil, da vida política, dos projetos futuros, entre outros temas.
1. Quem é Thiago Silva? De onde vem e qual a sua história?
Sou filho de Rondonópolis, minha família por parte de pai são oriundos de São Paulo e por parte de mãe da Bahia. Eu fui criado aqui e eu tive uma infância assim, meu pai era muito ligado à política, ele sempre foi militante, político, sempre ocupou cargos públicos. E por isso, era ligado ao movimento comunitário, desde muito cedo eu vivi isso de perto, acompanhava meu pai nas atividades dele e em razão disso, a gente cresceu gostando de estar junto com a comunidade e discutindo políticas públicas. Eu mudei com seis anos para a região do Conjunto São José e Vila Operária. Estou com 35 anos, então toda minha vida foi ali, estudei nas escolas CPAC e Domingos Aparecidos dos Santos, minha formação foi ali, minha família toda mora naquela região.
2. Como foi sua trajetória profissional?
Antes da vida pública, eu trabalhei em algumas empresas ADM e Amaggi. Depois trabalhei na Prefeitura, na Secretaria Municipal de Planejamento e na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, foi uma experiência de iniciativa pública enriquecedora e me ajudou muito a colocar em prática o que aprendeu na vida acadêmica. Antes de ser vereador eu fui presidente da Associação dos Moradores dos bairros Jardim Eldorado, Mirassol, Santa Fé e Copacabana por quatro anos (2009/2012). Em razão disso foi possível projetar nosso nome como candidato a vereador em 2012.
3. Como surgiu o Movimento Unemat Já?
Na verdade a gente tinha um grupo de amigos, através da fundação Ulisses Guimaraes estávamos fazendo um grupo de formação política e com isso, decidimos levantar algumas bandeiras na cidade e uma delas foi por lutar por mais vagas do ensino superior público para a juventude, principalmente a Unemat, era uma luta antiga da população e através dessa união de ideias criamos o Movimento UNEMAT JÁ.
4. A que se deve a Unemat estar presente hoje em Rondonópolis?
Foi graças à mobilização e a união das forças políticas que a Unemat se concretizou na cidade. Todo mérito se deve a mobilização social, há muitos anos tinha a possibilidade da Unemat vir para Rondonópolis. Mas foi só a partir do momento de mobilização da juventude, da sociedade organizada que a Unemat se consolidou na cidade que realmente sensibilizou a classe política. As caminhadas e os abaixo-assinados, todo esse trabalho de mobilização social foi fundamental.
5. O que atribui ter sido o vereador mais votado nas últimas eleições?
Fui eleito para o primeiro mandato em 2012 sendo o 12º vereador mais votado de Rondonópolis com 1.624 votos. Durante o nosso mandato procuramos fazer um trabalho bem voltado para a comunidade, criamos o gabinete itinerante, toda semana atendemos uma comunidade, levantamos as demandas e cobramos soluções do Poder Executivo, a gente procurou fazer um mandato participativo e transparente e em razão disto, tivemos a nossa votação nas últimas eleições, onde ficamos em primeiro lugar, dobramos a nossa votação com 3.264 votos. Um trabalho sério, transparente e de resultado, é o que a população espera.
6. Quais são seus projetos para esse mandato?
Neste mandato, eu quero continuar lutando pela consolidação da Unemat na cidade e pela vinda de mais cursos, pela criação da Universidade Federal de Rondonópolis e principalmente pela melhoria de infraestrutura dos nossos bairros. Vamos continuar com o mesmo objetivo de estar trabalhando para que todos possam usufruir desse crescimento da cidade e não só uma parte. Buscando manter esse trabalho de aproximação, comunitário, um vereador presente nos bairros buscando o bem-estar da população e sendo a voz do cidadão.
7. Você deve ser candidato a deputado estadual pelo seu partido em 2018?
O partido tem buscado voltar a ter uma representatividade na Assembleia Legislativa, esse é o grande objetivo do PMDB. O partido nos consultou e pediu para que pudesse trabalhar uma pré-candidatura, então estamos discutindo com a militância, com o partido, vejo que o momento é muito oportuno principalmente com o que está acontecendo no cenário municipal e estadual. Nos últimos anos a cidade perdeu muito a representatividade política, a gente vê essa lacuna e a sociedade tem cobrado muito, mais atuação dos nossos representantes. Nosso objetivo é da mesma forma que temos feito trabalho como vereador atuante, presente e ouvindo a população, pretendemos levar esse trabalho para AL.
8. Qual avaliação você faz da administração atual do município?
Eu vejo que o prefeito Zé Carlos do Pátio tem feito uma boa gestão, tem se esforçado muito durante esses nove meses para viabilizar recursos para a área de infraestrutura. Está sendo trabalhada várias emendas, alguns bairros sendo pavimentados com recursos próprios e a gente avalia positivamente também o trabalho pela Educação, o prefeito fez muito pelo ensino técnico e superior com a expansão do cursinho técnico vestibular, a doação da área e a vinda da Unemat, foi o grande marco da gestão municipal neste período. Por outro lado, recebemos algumas reclamações, mas que estão sendo corrigidas, os vereadores tem cobrado principalmente a questão na agilidade nos trâmites administrativos principalmente na área de Saúde. Acredito que nos próximos dias seja regularizado, acho que tem que ter mais agilidade principalmente nos processos licitatórios para compra de materiais básicos de Saúde e Educação.
9. Thiago Silva, você é um jovem político de grande destaque em Rondonópolis, você tem o sonho de ser prefeito do município?
O grande sonho de qualquer homem público, principalmente eu que nasci em Rondonópolis, minha família é toda da cidade, meus filhos nasceram aqui. Eu tenho projetos que a gente sonha em implementar na nossa cidade, que precisa melhorar muito a questão da qualidade de vida da população, principalmente nos espaços públicos, na área do lazer e como principal bandeira, a Educação, no ensino fundamental há muito que ser melhorado, na capacitação e qualificação dos nossos jovens.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO