24 C
Rondonópolis
sábado, abril 20, 2024

Escola Municipal desenvolve projeto de leitura há 20 anos e mobiliza alunos e comunidade

Despertar o interesse pela leitura e estimular a produção de texto são alguns dos objetivos desenvolvidos pelo projeto “Semana da Leitura” da Escola Municipal Professora Evânia Rodrigues da Silva (CAIC) que chega a sua 20ª edição. Alunos, professores, gestores e toda comunidade escolar estão mobilizados durante as atividades na 20ª Semana da Leitura que encerra nesta sexta-feira (29) com a mostra de leitura, exposições de trabalhos e apresentações.

“É uma semana bastante intensa e muito proveitosa, um projeto que vem sendo desenvolvido desde o início do ano, com essa culminância na última semana de setembro, onde são mais intensas as atividades e sentimos o interesse das crianças com a programação diferenciada,” explicou à coordenadora Welida Lima.

Durante a 20ª Semana da Leitura, que teve inicio na última segunda-feira (25) foram realizados teatros, apresentações, chá literário, visitação e exposição de trabalhos. As atividades são desenvolvidas com alunos do ensino infantil e fundamental.

A aluna Anne Caroline Ferreira de Souza é uma das que participou do chá literário com a leitura do livro “A televisão da bicharada”. “Eu gosto muito de ler, este livro fala de floresta, de bichos, mas eu gosto mais de livros que tem princesas, o meu preferido é da Bela e a Fera,” explicou a aluna.

Além de incentivar o interesse pela leitura, o projeto visa ainda facilitar o acesso do aluno aos diferentes portadores de textos, reforçar no cotidiano escolar a prática da leitura, promover o educando o contato com as diferentes linguagens e exercitar a leitura como prática democrática, fundamental na formação do senso-crítico e da cidadania.

A diretora da escola, Vilma Rampazo, destacou que o projeto é realizado sempre na última semana de setembro conforme instituído na rede municipal.

“Nesta semana, todas as escolas estão envolvidas com um projeto com um tema. O nosso enfoque é a valorização da leitura, o incentivo, estão participando todos os alunos que tem idades de 04 a 09 anos. Importante destacar que o projeto envolve todo coletivo escolar e tem cada ano avançado mais,” comemorou a gestora.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO