20.9 C
Rondonópolis
terça-feira, abril 23, 2024

Secult expande projeto ‘Geladeira Cultural’ com entrega de ‘geladotecas’

Na tarde desta quinta-feira (14), a equipe da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), entregou mais duas ‘geladotecas’, que são geladeiras estilizadas com grafite que contém obras literárias para a utilização da população e fazem parte do projeto ‘Geladeira Cultural’. Uma das geladeiras foi entregue no Centro Especializado de Apoio Diagnóstico Albert Sabin (Ceadas) e a outra na Escola Municipal Daniel Paulista.

A intenção do projeto é tornar o acesso à leitura facilitado espalhando por vários pontos da cidade as ‘geladotecas’. Além disso, busca-se incentivar a leitura de obras literárias de vários estilos.

As ‘geladotecas’ são carcaças de geladeiras que recebem desenhos em grafite e posteriormente são abastecidas com obras literárias de diversos estilos para abranger os diferentes gostos literários.

A gerente do Núcleo de Bibliotecas, Valtuira Moreira dos Santos, explica que as geladeiras utilizadas no projeto são aquelas que iriam ser descartadas no meio ambiente por não funcionarem mais. Com a reutilização também se auxilia na preservação ambiental.

As pessoas podem ler o livro nos locais onde se encontram as ‘geladotecas’, ou mesmo, levá-los para casa para finalizar a leitura, e posteriormente, devolvê-los. Quem quiser também pode doar obras para o projeto, ajudando abastecer as geladeiras.

Hoje, há um ‘geladoteca’ na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), uma na Escola Municipal 1º de Maio, além das duas entregues nesta quinta no Ceadas e na Escola Municipal Daniel Paulista.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO