31.2 C
Rondonópolis
quinta-feira, abril 25, 2024

Nilson Machado: “Premiado nas Bienais de Arte NAIF”

“Na minha infância conheci o Rio Arareau cristalino, com muitos peixes e com belas quedas d´água, hoje infelizmente o que vemos é um córrego poluído por muitos detritos correndo a céu aberto.”
Nilson Machado, artista plástico e ator, amante da natureza, filho de Rondonópolis nasceu na tranqüilidade da zona rural mais precisamente num sítio na Cabeceira do Almoço. O artista fala sobre a sua trajetória com muito entusiasmo. Participou de três bienais de arte Naif em Piracicaba SPe nos três eventos ganhou Menção Honrosa pela apresentação das suas obras de arte.
Jornal Folha Regional;A sua paixão pela natureza dês de pequeno influenciou na sua profissão de artista, pintor e ator?
Nilson Machado;A minha infância foi muito proveitosa, apesar da nossa humilde condição eu tive muitas alegrias brincando nas águas do rio Arareau. O fato de ter crescido junto a natureza,certamente me tornou uma pessoa mais sensível, essa condição me ajudou na formação da minha personalidade criativa, como artista plástico e ator. Na minha infância conheci o rio Arareau cristalino, com muitos peixes e com belas quedas d´agua, hoje infelizmente o que vemos é um córrego poluído por muitos detritos correndo a céu aberto.
JFR;Como você via a sua mãe durante a sua infância, o que ela verdadeiramente representou para a sua família?
Nilson Machado;Minha mãe Cordolina Queiroz Machado, baiana de nascimento era lavadeira, lavava roupas no Arareau, e desta forma ganhava um dinheiro que ajudava no nosso sustento. Minha mãe foi para todos nós ao mesmo tempo um pai, foi uma mulher de fibra que lutou muito para nos criar. Praticamente não conheci meu pai, o pouco que eu sei dele veio através da minha mãe, ele se chamava Geraldo Ferreira Machado, ele era natural de Montes Claros MG. Os meus irmãos foram crescendo, aos poucos iam arranjando trabalho e desta forma um ajudava o outro. Eu levava comida de casa para a minha mãe, que quase não tinha tempo de sair das margens do Arareau, pois era grande o volume de roupas a serem lavadas.
JFR; Como era a sua convivência entre você e seus irmãos?
Nilson Machado; Um irmão cuidava do outro, havia solidariedade e bom entendimento, brigas na infância e na pré adolescência são coisas naturais entre a irmandade. Nós éramos em 10 irmãos, hoje somos em o8. Dentre os 08 filhos vivos eu e meu irmão Nildo Machado somos gêmeos. Apesar das preocupações com a sobrevivência e todas as dificuldades a nossa infância foi muito feliz.
JFR; A missão cultural e artística entrou na sua família logo cedo, de que forma a pintura chegou até você?
Nilson Machado; O meu irmão Waldemar Souza começou a pintar seus quadros quando ainda era jovem, ele estudava as artes e focou a sua vida na produtividade cultural. Quando eu tinha meus 08 para 09 aprendi a ler e comecei a me interessar pelos livros, e a observar os seus quadros. Desta forma fui atraído para a arte dentro de minha própria família, hoje o meu irmão Waldemar é artista famoso e reside em Cuiabá.
JFR;Você atuou também o setor Gráfico onde trabalhou durante 10 anos, de que forma essa atividade influenciou no seu trabalho criativo?
Nilson Machado; As artes gráficas me deram mais visão e conhecimento, muitos detalhes e nuances do serviço gráfico acabam sendo utilizados no desenho. Como exemplo as cores há uma aprendizagem maior, e uma sensibilidade a mais na utilização das cores na pintura.
A REDAÇÃO

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO