32.1 C
Rondonópolis
sexta-feira, abril 19, 2024

Casos de latrocínios caem quase pela metade em Mato Grosso

Os casos de latrocínios – roubo seguido de morte – apresentaram redução de 47% em Mato Grosso, 50% em Cuiabá e 57% e Várzea Grande. Todos os casos ocorridos este ano na região metropolitana tiveram a autoria identificada. Cerca de um terço de todos os casos ocorreram na região metropolitana. Além de o índice ser menor do que no ano passado, graças ao trabalho preventivo da Polícia Militar, também tiveram os autores presos e indiciados pela Polícia Civil em quase 100% dos casos.
Um dos casos recentes foi a prisão do terceiro suspeito do latrocínio que vitimou o dentista João Bosco de Freitas, 62 anos, no dia 26 de julho. A polícia agiu rápido e identificou todos os envolvidos. O adolescente de 16 nos foi apresentado ao Ministério Público e teve a medida socioeducativa de internação deferida nesta segunda-feira (30). Já outro suspeito, André Fellipe de Amorim, foi mantido preso depois de passar por audiência de custódia, na sexta-feira (28).
De janeiro a 27 de julho foram registrados seis casos de latrocínio em Cuiabá, no mesmo período do ano passado foram 12 casos. Em Várzea Grande, foram três este ano contra sete em 2016, em igual período. Já em Mato Grosso foram 19 casos em 2017 e 36 em 2016.
Dos nove casos ocorridos na região metropolitana este ano e investigados pelas delegacias especializadas de Roubos e Furtos de Cuiabá (Derf) e Várzea Grande (Derf/VG), bem como pela Roubos e Furtos de Veículos (Derrfva), apenas um está pendente de esclarecimento.

Conforme o delegado geral, Fernando Vasco Spinelli Pigozzi, as investigações dos crimes de roubos seguidos de morte (latrocínio), assim como os homicídios dolosos, são prioritários nas delegacias da Polícia Judiciária Civil. “As unidades, principalmente as Derf’s, nos casos de latrocínio, têm metodologia específica de atendimento, porque são as primeiras 24 horas que definem a linha de investigação. Tem provas que necessitam ser coletadas nesse momento, como as digitais e imagens, que se perdidas há prejuízo na investigação. Infelizmente, a vida que se perdeu não volta mais, mas temos que dar um alento a essas famílias. Isso se faz descobrindo os autores e levando-os à Justiça”, disse Vasco.
De janeiro a junho, nas Delegacias da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, houve aumento de cerca de 5% na instauração de inquéritos policiais, para todos os tipos de ocorrências criminais. No primeiro semestre de 2017, a Polícia Civil saiu de 19.961, no mesmo período de 2016, para 20.940 inquéritos instaurados. Também houve acréscimo de 13% nos termos circunstanciados de ocorrência (TCO), de 9.786 para 11.076.
Subchefe de Estado Maior da Polícia Militar, coronel PM Jonildo José de Assis, avalia que a importância da Polícia Militar na redução dos índices é muito significativa. O secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, avalia que os investimentos do Governo do Estado foram fundamentais nos resultados de redução dos índices criminais. Além disso, a metodologia de trabalho praticada hoje, materializada na integração das forças policiais, tem sido essencial.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO