25.8 C
Rondonópolis
terça-feira, abril 23, 2024

Festas juninas resgatam cultura popular e aquecem a economia em Rondonópolis

O mês de junho chegou ao fim, mas as tradicionais festas com comida típica, quadrilha, bandeirolas e trajes típicos continuam a alegrar as comunidades e aquecer a área econômica da região. Neste período, as vendas aumentam e os comerciantes ficam satisfeitos com o retorno dos festejos juninos.
Para o setor de trajes típicos, por exemplo, a estimativa que as vendas tiveram um crescimento de até 60% no mês de junho, dentre as estratégias para esse aumento estão à criatividade na confecção das peças e os preços das roupas.
De acordo com o gerente de supermercado, Moacir Norberto, esta é uma das épocas mais tradicionais do calendário varejista, a sazonalidade das festas juninas é o momento em que impulsiona as vendas. “Faz parte do calendário, todo comércio neste período já monta sua barraquinha e expõe os produtos típicos da época. O incremento de vendas é de 20 a 30%, um acréscimo nesse patamar,” comentou Norberto.
Segundo ele, dentre os produtos para as tradicionais festas juninas, os itens para o quentão, como a cachaça e o gengibre, a pipoca, amendoim e os doces, mantem um aumento expressivo.
Além disto, as festas juninas também se tornam uma fonte de renda para as igrejas, escolas, entidades que promovem as quermesses e arraiás nesta época.
A festa junina é considerada é um dos eventos populares mais consagrados, são ruas, praças, entidades, escolas decoradas e barracas montadas para servir comidas e bebidas típicas da roça. Além das tradicionais danças, ainda tem as brincadeiras, como a pescaria, que fazem a alegria de crianças e adultos, promovendo uma confraternização familiar.
As apresentações, os grupos de danças, a tradição dos trajes de caipira foram lembrados durante a realização do Festrilha, em Rondonópolis que abriu a temporada de festas juninas no fim do mês de maio. A alegria, a criatividade e a beleza das equipes juninas encantaram o público com a animação, o figurino caprichado e as coreografias.
O evento ajudou a movimentar o comércio local e gerou emprego na cidade atraindo um publico de mais de seis mil pessoas.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO