25.5 C
Rondonópolis
sábado, abril 20, 2024

Vereador Thiago Silva faz avaliação da vinda da Unemat para Rondonópolis

O vereador e líder do movimento pró-Unemat, Thiago Silva (PMDB) fez uma avaliação quanto à vinda da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) para Rondonópolis e relembrou os 10 anos de mobilização e a continuidade da luta para a implantação do campus definitivo e a ampliação da oferta de cursos.
“Há mais de 10 anos a gente vem lutando pela vinda da Unemat, no começo tiveram muitas dificuldades porque poucas pessoas acreditavam. Nós criamos um grupo de alunos e professores e começamos a fazer uma mobilização na cidade onde foram feitos vários atos, como a Marcha da Unemat, uma passeata com mais de mil alunos no centro da cidade em 2011. Antes disto, já havia sido colhidas 10 mil assinaturas para sensibilizar a classe política, que foram entregues ao presidente da Assembleia Legislativa e para o governador,” comentou Thiago Silva.
Ele acrescentou que antes mesmo de exercer a função de vereador já lutava pela vinda da Unemat. “A gente vem lutando desde quando eu era do movimento estudantil e comunitário também quando fui presidente de bairro, acreditamos que a cidade hoje, de acordo com ultimo Censo 30% da população são jovens, e que boa parte, ainda não possui curso superior. Esta é mais uma oportunidade, trazer mais condições principalmente para o jovem da periferia, o mais humildade, essa conquista é um grande marco para Rondonópolis possa se tornar um grande polo educacional,” destacou o vereador.
Após o primeiro passo, o vereador destaca que a luta continua pela implantação do campus definitivo e pela vinda de novos cursos que atendam a demanda da cidade como Agronomia, Arquitetura, Direito. “Vamos continuar a nossa luta pela efetivação do campus, pela construção da sede própria e pela vinda de novos cursos,” acrescentou.
O vereador ressaltou que a Câmara Municipal criou uma comissão especial para tratar da implantação da universidade em Rondonópolis. A comissão é formada por Thiago e pelos vereadores Silvio Negri (PCdoB), Adonias Fernandes (PMDB) Orestes Miráglia (SD) e Subtenente Guinâncio (PSDB). Ainda informou que alguns líderes do movimento para foram ele, a professora Isa Paiva e José Olavo.
Thiago Silva acrescentou que após o lançamento da Unemat no município, o retorno tem sido bastante positivo. “Reconheceram o nosso trabalho, de toda a classe política, toda população. O próprio prefeito Zé Carlos do Pátio, desde quando era deputado foi um dos que puxou essa bandeira da Unemat para Rondonópolis, é uma luta de muito tempo, a população está esperançosa e feliz,” celebrou o vereador.
Ele ainda informou que existe conseguiu aprovar uma emenda no orçamento de R$ 500 mil ajudar na contrapartida da vinda da universidade. “Queremos fortalecer a Unemat na região Sudeste, que a reitoria possa reconhecer a importância que nossa cidade e região para que a Unemat possa se manter na cidade e em todo o Estado”, mencionou Thiago. Ele adiantou que as duas áreas que devem entrar em discussão para a construção da sede própria da universidade trata-se do antigo Centro Urbano na Vila Operária e a do Antigo Aeroporto. “Acho que tem que ser debatido com as lideranças comunitárias, estudantes, professores e com a comunidade,” concluiu.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO