23 C
Rondonópolis
quinta-feira, abril 18, 2024

Correios lançam selo do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Os Correios lançaram nesta quarta-feira (18) um bloco de selos em homenagem ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. A solenidade de lançamento ocorreu nesta manhã no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília (DF), e contou com a presença do príncipe herdeiro do trono do Japão, Naruhito, do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro das Comunicações, Hélio Costa, e do presidente dos Correios, Carlos Henrique Custódio.
Na capital paulista, o lançamento será no dia 19 de junho, às 20h, no Auditório 9 do Palácio das Convenções do Anhembi, durante a Semana Cultural Brasil-Japão. No decorrer da semana, também haverá solenidades de lançamento em outras 14 cidades brasileiras: Belém (PA), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Londrina (PR), Manaus (AM), Marília (SP), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Santos (SP) e Cuiabá (MT).
Em parceria com a Infraero, os Correios irão decorar as agências de 11 aeroportos (Belém, Brasília, Campo Grande, Confins, Curitiba, Florianópolis, Galeão, Guarulhos, Manaus, Recife e Porto Alegre) com o tema Japão e Brasil – 100 anos. Nessas agências, estarão à venda produtos como envelope temático e camiseta da grife Via Postal. No aeroporto de Londrina (PR) haverá um guichê especial para a venda de produtos filatélicos e para prestação de serviços postais.
Em São Paulo, a agência dos Correios do bairro da Liberdade – tradicional bairro japonês – também receberá atenção especial, com decoração específica sobre o tema e venda dos produtos temáticos.
Em Cuiabá, o lançamento ocorrerá no dia 22 de junho, às 16h, durante o evento "Undokai do Centenário", na sede da Associação Nipo-Brasileira de Cuiabá.
SELO
O bloco comemorativo em homenagem ao Centenário da Imigração Japonesa é composto por dois selos, que custam R$ 7 – cada selo tem valor facial de R$ 3,50 – e terá tiragem de 350 mil unidades. Criados pela artista Adriana Shibata, os selos retratam elementos característicos da cultura nipônica como as lanternas de papel, os fogos de artifício, a dança e a vestimenta tradicional.
O primeiro selo é composto pelo navio Kasato Maru, que trouxe os primeiros imigrantes do Japão, e tem como pano de fundo o mapa do Brasil e o “C” que representa o centenário da imigração japonesa.
O segundo selo apresenta um Origami, arte da dobradura de papel e, ao fundo, as bandeiras do Brasil e do Japão sobrepostas ao “C” do centenário. Foi utilizada a técnica de desenho em nanquim e de computação gráfica.
Além do bloco comemorativo, os Correios também lançam um cartão postal em homenagem ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil
Assessoria CORREIOS

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO