32.2 C
Rondonópolis
terça-feira, abril 23, 2024

Ação de Impacto identifica mais de 550 ligações irregulares de energia em MT

A Energisa Mato Grosso realizou ação de impacto contra furtos de energia elétrica em seis cidades do Estado: Mirassol D’Oeste, Tangará da Serra, Rondonópolis, Sinop, Cuiabá e Barra do Garças na semana que passou. Mais de cinquenta equipes fizeram vistorias em medidores de consumo para verificar se havia irregularidades. No total, 3.519 fiscalizações foram feitas, com índice de acerto de 15,8%, ou seja, 555 irregularidades encontradas. A operação teve duração de quatro dias e terminou no último dia 5.
Dados apurados pela Energisa mostram que no ano passado a energia perdida por causa de ligações irregulares em Mato Grosso daria para alimentar uma cidade no porte de Rondonópolis por um mês. Por conta dessa energia que não foi medida, o Governo do Estado sofreu impactos, deixando de arrecadar algo próximo a R$ 40 milhões de ICMS.
“O furto de energia é crime e muito perigoso para comunidade, pois as ligações são feitas sem técnica e sem seguir normas. Ambientes que apresentam irregulares são inseguros e tem mais chances de acidentes. Além disso, os números do ano passado mostram o impacto social que essa prática tem para a sociedade, como por exemplo, o ICMS. Foram R$ 40 milhões que poderiam ter sido investidos em Saúde e Educação. Isso sem contar na qualidade da energia”, explica Felipe Costa da Silva, gerente de Combate a Perdas da Energisa Mato Grosso.
Para combater os furtos de energia, a empresa está intensificando o trabalho de fiscalizações rotineiras e as ações de impacto, com a contratação de mais equipes e aumento do número de medidores fiscalizados. Desde janeiro até abril, mais de 60 mil inspeções foram feitas, com índice de acerto de 20%.
A empresa agora possui 180 equipes distribuídas em todo o Estado para fazer esse trabalho. “Encontramos desvios em padrões de clientes que vão desde casas populares, bairros nobres, comércios até indústrias. Por isso, contamos na empresa com um serviço de inteligência, que mapeia os locais com suspeita de irregularidade e nos passa essas informações”, diz o coordenador de Fiscalização Contra Perdas da Energisa Mato Grosso, André Santin.
O furto de energia é crime previsto no Código Penal Brasileiro, no artigo 155, com pena de reclusão de até oito anos. Na esfera administrava, a Energisa calcula e cobra a energia que deveria ter sido cobrada no período em que a ligação irregular perdurou. Essa avaliação é feita com base no histórico de consumo do cliente. Todas as etapas deste processo, desde a fiscalização à cobrança, são feitas conforme prevê a Regulação Normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nº 414/2010.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO