Sem clima de Fla-Flu

Editorial

Redação 306 acessos



Quem não deixa de ser interessante para a nação o acompanhamento quase que simultâneo de um depoimento de uma autoridade à Justiça, isso é fato. Mas, é preciso esclarecer que este tipo de depo falas e respostas como se fossem gols, a situação é muito além de tudo isso. O volume da discussão acalorada cresceu na semana que passou em razão do depoimento do ex-presidente Lula à Justiça Federal em Curitiba, onde respondeu sobre a acusação de ter sido beneficiado pela empreiteira OAS com um apartamento Triplex no Guarujá no Litoral Paulista.
Esse tipo de ação não vai mudar o posicionamento da Justiça e deve apenas servir para tumultuar o processo, o Brasil que no passado já foi um país de técnicos de futebol, onde todo mundo sabia ou se dizia entendido do esporte bretão. Hoje, no Brasil, todo mundo garante que entende de direito, que a defesa do Lula está no caminho certo e que o juiz Moro está errando neste ou naquele ponto. Na verdade, poucos sabem realmente o que se trata neste de depoimento e os desdobramentos dos mesmos, até os mais estudiosos divergem sobre o assunto, então que se pode dizer da nação de leigos em direito sobre
Convenhamos, a defesa do Lula é sem dúvida muito bem preparada, afinal todos sabemos que o ex-presidente do Brasil, conta com uma excelente equipe de advogados e que o próprio Lula em seu depoimento fez questão de cobrar provas da Justiça no referido caso.
Por outro lado, não se pode negar, que o Ministério Público Federal e o Juiz Sérgio Moro, são também preparados e com muito conhecimento de causa. Eles sabem que esse tipo de acusação precisa ser estudada e analisada nos mínimos detalhes.
Portanto, que está sentado na frente do sofá e acompanhando esse tipo de depoimento, precisa ter a ciência de que não está no estádio de futebol, neste aspecto não há juiz mal intencionado e muito menos técnico burro, quem está na condução do processo é gabaritado e quem está sendo investigado está tendo a oportunidade de apresentar às suas teses de defesa e questionar.
O julgamento da Justiça, neste caso, apesar de todo o aparato de mídia, está sendo interessante, pois o Brasil está demonstrando que é uma democracia evoluída, pois no passado era raro e praticamente impossível termos acesso com riqueza de detalhes a um depoimento de uma autoridade como um ex-presidente.
Portanto, a hora é de esperamos a conclusão da Justiça para depois sim, todos saírem às ruas e sem manifestarem independente do resultado, mas sem clima de guerra ou de clássico de futebol, deixemos o Fla-Flu para os ídolos do Flamengo e do Fluminense e não para que o povo brasileiro veja um julgamento como um jogo de futebol, é muito além do que estamos pensando sobre o país. Portanto a hora é de analisar e não sair correndo a cada resposta ou pergunta como se fosse um gol.

Comente, sua opinião é Importante!