19.1 C
Rondonópolis
quinta-feira, abril 25, 2024

Com estrutura própria, escola melhora rotina de estudantes e professores

Até a semana passada, a rotina da estudante Eduarda Mangabeira, de 16 anos, era bem diferente de como será a partir da próxima segunda-feira (15.05), com a inauguração da Escola Estadual Paulo Freire, em Primavera do Leste (231 km ao Sul de Cuiabá). Isso porque ela, que é moradora do bairro Primavera III, levava cerca de uma hora para chegar à escola, que até então funcionava nas dependências de outra unidade escolar, no centro do município. Agora, o trajeto será de apenas cinco minutos.

A inauguração foi realizada neste sábado (13.05). “A maioria dos alunos da EE Paulo Freire mora nessa região, então tínhamos que pegar o ônibus, que sempre ia lotado. Eu acordava às 5 horas da manhã todos os dias e agora vou poder dormir um pouco mais. Além disso, tínhamos que pagar passagem, outra coisa que vai mudar com a escola nova”, comemorou Eduarda, que cursa o 2° ano do Ensino Médio.

A colega de classe Eduarda Santos, de 16 anos, mora no mesmo bairro e também está feliz com as novas instalações da escola. Assim como para os outros alunos, ela conta que a partir de agora eles terão condições de desenvolver os próprios projetos, como uma horta, desejo antigo dos estudantes que antes não podia ser feito por conta da falta de espaço. “Parece simples, mas vamos poder pendurar nossos próprios cartazes nas paredes da nossa escola”, disse, animada.

O governador Pedro Taques falou do tempo de construção da escola, que foi de 180 dias, e destacou que a educação é a prioridade da atual gestão. “É uma alegria muito grande ver mais uma escola entregue neste ano. Aqui em Primavera, há mais de 10 anos não se inaugurava uma unidade de ensino estadual. Isso faz parte do processo de transformação da educação em nosso estado”, ressaltou.

Já o secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, lembrou que o Pró-Escolas, maior programa de investimento em educação já lançado pelo Governo do Estado, pretende entregar, em dois anos, 35 novas escolas, 15 Centros Integrados Escola-Comunidade (CIEC), 20 quadras poliesportivas e 70 reformas, totalizando 140 obras. “Nossa gestão tem buscado a participação popular, a diálogo, a construção, e o Pró-Escolas surge exatamente desses pontos, com o intuito mútuo de melhorar a educação pública, e só conseguiremos isso com união”.

O diretor Eder Alves Martins lembra que a EE Paulo Freire foi criada em 2010 para atender a demanda de alunos de Primavera do Leste e funcionava em um imóvel alugado com seis salas. De lá até aqui, a escola já se instalou em vários lugares, até que o prédio próprio fosse construído.

“O sentimento é de muita felicidade, uma vez que era anseio de todos um espaço como esse, para que pudéssemos desenvolver nossos projetos, como aulas de capoeira e Prinart, e servir de espaço para a comunidade da nossa região”, afirmou.

A professora aposentada Neide Berlatto de Oliveira foi uma das fundadoras da unidade, que atualmente atende os Ensinos Médio e Fundamental, nos períodos matutino e vespertino. Ela lembra que a escola começou com 180 alunos e hoje já conta com mais de 500, por período. “Ver tudo isso acontecer é uma conquista valiosa. A partir de agora, a escola poderá criar sua própria identidade e mostrar isso para toda a comunidade de Primavera, mostrar que temos qualidade no ensino de nossos alunos”.

Estrutura

A Escola Estadual Paulo Freire tem 12 salas de aula, cozinha, refeitório, despensa, depósito de materiais de limpeza, diretoria, coordenação, sala dos professores, secretarias, dois laboratórios e banheiros feminino e masculino. O diferencial da estrutura é o telhado isotérmico e forramento acústico para dar melhor qualidade ao ambiente interno.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO