22.2 C
Rondonópolis
sexta-feira, abril 26, 2024

Implantação da Unemat em Rondonópolis é aprovada, com data da inscrição para o vestibular

O Conselho Superior da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) aprovou na manhã desta terça-feira (17) a criação de um núcleo em Rondonópolis que vai contar neste primeiro momento com dois cursos da instituição: Letras e Ciências da Computação; e a garantia da reitora Ana Di Renzo, da aprovação em maio pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEPE), do curso de Direito.

Nesta segunda-feira (24), começam as inscrições para os pedidos de isenção da taxa, no Secitec, para os cursos de Letras e Ciências da Computação.

Os vereadores Silvio Negri (PC do B) e Thiago Silva (PMDB) estiveram presentes na reunião e debateram sobre o assunto com a reitora da instituição, Ana Maria di Renzo.

Negri explicou que neste primeiro momento serão oferecidas 40 vagas, já disponíveis para o vestibular de meio de ano da instituição e que provavelmente o curso de direito terá turmas no segundo semestre que serão lançadas em um edital complementar. “A vinda do curso de direito depende de aporte financeiro, mas isso será garantido, com toda a certeza”, disse.
O vereador Thiago Silva completou explicando que o curso do direito depende ainda do aval do prefeito Zé Carlos do Pátio (SD) e de aporte financeiro por parte do município, os outros dois cursos serão totalmente bancados pelo Governo do Estado. “O prefeito já sinalizou de forma positiva e inclusive colocamos no orçamento R$ 500 mil para a Unemat”, disse o vereador.

Thiago classificou como uma vitória a aprovação para Rondonópolis.“É a concretização de um sonho de décadas da nossa cidade”, encerrou.

A instituição neste primeiro momento deve funcionar em anexo ao Ceprotec, próximo ao campus da UFMT, e somente depois é que será estudada uma sede definitiva para a Unemat. Um grupo defende como local ideal o antigo aeroporto, mas essa questão ainda depende de discussões mais profundas.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO